Museu Casa da Memória Italiana apresenta a nova mostra “Silêncio Involuntário”

Exposição integra a programação do 50º Salão de Arte de Ribeirão Preto

A 6ª Exposição de Arte Contemporânea no Museu Casa da Memória Italiana traz ao público a mostra Silêncio Involuntário, com abertura marcada para o dia 10 de outubro, às 19h, com entrada gratuita.

A curadoria é assinada por Gabriel Azarias, que reúne obras de seis artistas com trajetórias distintas e poéticas complementares: Adriana Amaral, Ary de Lázari, Carolina Koff, Leda Braga, Odete Silva Dias e Yolanda Cipriano.

A exposição ficará em cartaz até janeiro de 2026, com visitação aberta ao público mediante agendamento prévio pelo site oficial do Museu, com opções de visitas às quintas e sextas-feiras, às 15h e aos sábados, às 10h e 11h30.

“Silêncio Involuntário” integra a programação paralela do 50º SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo, em exibição no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto) até o dia 17 de outubro de 2025. A participação da Casa da Memória Italiana neste marco do calendário artístico nacional reforça o diálogo entre tradição e contemporaneidade, características que têm guiado as atividades da instituição nos últimos anos.

A exposição propõe uma reflexão sobre as diversas formas de silêncio impostas ou vividas, tanto no plano individual quanto coletivo, por meio de linguagens visuais que vão do objeto à instalação, passando pela pintura, escultura e pela fotografia, entre outras formas artísticas.

O Museu Casa da Memória Italiana está localizado no centro histórico de Ribeirão Preto, na Rua Tibiriçá, nº 776 e tem se consolidado como um espaço relevante para a arte contemporânea, especialmente com suas mostras anuais que conectam artistas emergentes e consagrados a temas sensíveis e atuais.

Sobre o Museu

O Museu Casa da Memória Italiana segue em atividade por meio da gestão do Instituto Casa da Memória Italiana, uma entidade privada, sem fins lucrativos.

Em setembro de 2014, o imóvel foi doado por Edilah de Faria Lacerda Biagi, Maurílio Biagi Filho e Weimar Marchesi de Amorim ao Instituto, fundado com o objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu.

A instituição desenvolve atividades de preservação do acervo, de pesquisa sobre a edificação e os moradores, de visitas mediadas, de exposição de arte contemporânea, de oficinas e o Concerto de Natal, entre outras ações, por meio de projetos culturais de incentivo fiscal, patrocínios e doações.

São realizadas visitas (agendar com antecedência) às quintas e sextas-feiras, às 15h e aos sábados, às 10h e 11h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo (16) 3904-2750 / (16) 99760-9946 (WhatsApp). Saiba mais: www.casadamemoriaitaliana.com.br.

SERVIÇO

Silêncio Involuntário

Data de abertura: 10 de outubro

Horário: 19h

Gratuito

Visitação: até janeiro de 2026, mediante agendamento prévio pelo site www.casadamemoriaitaliana.com.br, com opções de visitas às quintas e sextas-feiras, às 15h e aos sábados, às 10h e 11h30.

Local: Museu Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, nº 776, Centro, Ribeirão Preto – SP).

Informações: Pelo telefone (16) 3904-2750, WhatsApp (16) 99760-9946 ou pelo e-mail [email protected].

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights