Museu Casa da Memória Italiana celebra centenário da construção de seu edifício com livro de memórias

Evento de lançamento é gratuito e contará com exposição temporária inspirada na obra

 

Na terceira edição do projeto Museu Literário, uma parceria entre o Instituto Casa da Memória Italiana e a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o público será convidado a mergulhar em um século de lembranças, arquitetura e identidade cultural com o lançamento do livro “Memórias de uma Casa: Cem Anos de Histórias”.

O evento será realizado no dia 19 de agosto, às 18h30, no Museu Casa da Memória Italiana, no Centro da cidade. A publicação celebra os cem anos da construção do edifício que, hoje, abriga o museu e traz à tona a trajetória do imóvel, seu entorno urbano e os diversos usos que o espaço assumiu ao longo do tempo.

Segundo Gabriel Azarias, um dos gestores da entidade, “mais do que uma cronologia arquitetônica, o livro destaca memórias coletivas e histórias que se entrelaçam com o desenvolvimento da cidade, a presença da imigração italiana e as transformações socioculturais da região”.

De autoria de Adriana Silva, Thales Eduardo Sposito, Mônica Jaqueline Oliveira, Daniela Penha, Henrique Telles Vichnewski, Ana Carolina Gleria Lima, Nilton Campos, Rosa Esteves, Fernanda Dias, Alice Registro Fonseca e Gabriel Azarias, “Memórias de uma Casa” é uma obra coletiva que reflete múltiplos olhares sobre um símbolo da memória ribeirão-pretana.

Com tiragem de mil exemplares, o livro será distribuído, gratuitamente, ao público presente no lançamento.

Exposição

Além do lançamento do livro, o público poderá conferir uma exposição temporária inspirada na obra, representando os núcleos abordados na publicação, com citações e imagens que ilustram os cem anos da casa. A mostra convida os visitantes a reviver imagens e sentimentos de uma residência que se transformou em espaço de preservação e valorização da história local.

Construída entre 1923 e 1925, imóvel foi residência do casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi e seus filhos Elisa, Ida, Iris, Angela, Osônia a partir de 1941. A fazendeira Joaquina Evarista Meirelles e seu filho Joaquim Machado de Souza, moradores e proprietários da Fazenda Santa Rita, em Bonfim Paulista, assinam a planta da Casa, em 28 de maio de 1923, e investem na sua construção.

A tipologia residencial carrega características arquitetônicas diretamente ligadas ao ideário burguês, anseios da elite local por uma concepção moderna de sociedade, comportamental e estética. Os projetos de palacete, em voga no período de sua edificação, tornaram esse aspecto social visível.

Por meio da produção do Dossiê de Tombamento (2021) foi possível verificar que a residência em questão apresenta uma tipologia arquitetônica eclética, destacando a semelhança da gramática arquitetônica com o “neocolonial simplificado”, conforme classificado pelo arquiteto Carlos Lemos. Outro elemento presente na edificação é a tripartição programática independente, com característica burguesa de filiação francesa, separação entre às áreas: social, íntimo e serviços, contemplando a circulação através do hall (vestíbulo) e de entradas distintas, a social e a de serviços.

Em setembro de 2014, o imóvel foi doado por Edilah de Faria Lacerda Biagi, Maurílio Biagi Filho e Weimar Marchesi de Amorim ao Instituto Casa da Memória Italiana, fundado com o objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu.

A instituição desenvolve atividades de preservação do acervo, de pesquisa sobre a edificação e os moradores, de visitas mediadas, de exposição de arte contemporânea, de oficinas e o Concerto de Natal, entre outras ações, por meio de projetos culturais de incentivo fiscal, patrocínios e doações.

A entrada para lançamento do livro é gratuita, com lotação limitada a 200 lugares, por ordem de chegada.

“Esse evento promete ser um marco nas comemorações do centenário do edifício, unindo literatura, história e patrimônio cultural”, comenta Azarias.

O Museu Casa da Memória Italiana fica na Rua Tibiriçá, nº 776, no Centro de Ribeirão Preto (SP). São realizadas visitas (agendar com antecedência) às quintas e sextas-feiras, às 15h e aos sábados, às 10h e 11h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo (16) 3904-2750 / (16) 99760-9946 (WhatsApp). Saiba mais: www.casadamemoriaitaliana.com.br.

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights