Mostra celebra dez anos do Teatro da Alma com três espetáculos em Ribeirão Preto  

Apresentações começam neste sábado, 30 de agosto, às 19h30, e terão entrada gratuita no Teatro Auxiliadora

 

Ribeirão Preto (SP), 28 de agosto de 2025 – A Academia Livre de Música e Artes (Alma) comemora em 2025 uma década de atividades do seu Núcleo de Teatro. Para marcar a data, será realizada a Mostra de Teatro da Alma, que leva ao palco do Teatro Auxiliadora (Rua Mariana Junqueira, 870), em Ribeirão Preto, três montagens entre os meses de agosto e setembro. O primeiro espetáculo acontece neste sábado (30/8) e domingo (31/8). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local, meia hora antes do espetáculo.

Retrato da diversidade

A mostra reúne três espetáculos que traduzem a diversidade e o alcance pedagógico do Núcleo. O primeiro, que será apresentado neste sábado (30/08), às 19h30, e domingo (31/08), às 17h, é “Um Conto de Flautas e Corações“, de Américo Rosário de Souza, encenado pelo grupo de adultos. A montagem resgata a infância adormecida em cada espectador ao narrar a história de uma cidadezinha que perde a alegria quando expulsa um velho flautista. O retorno da esperança vem pelas mãos de uma criança, um palhaço e uma jovem cega, que acreditam na força dos sonhos e da sensibilidade.

Já “Alice no País das Maravilhas“, adaptação do diretor do espetáculo, José Maurício Cagno, para o clássico de Lewis Carroll, ganha vida com os adolescentes da Alma. Em uma encenação simbolista, o público acompanha a jornada de Alice por personagens enigmáticos como o Chapeleiro, a Rainha de Copas e o Coelho Branco, numa viagem pelo inconsciente e pelo amadurecimento humano. O espetáculo acontece no primeiro fim de semana de setembro, sábado (06/09), às 19h30, e domingo (07/09), às 17h.

Por fim, o grupo profissionalizante apresenta nos dias 13/09 (19h30), e 14/09 (17h), “Morte e Vida Severina“, de João Cabral de Melo Neto, em que o retirante nordestino enfrenta a dureza da vida e a proximidade da morte, até descobrir a resistência da existência humana. A montagem, de estética expressionista, valoriza a palavra poética e a força corporal do elenco.

O Núcleo de Teatro da Alma foi fundado em 2015, um semestre após o início das atividades de formação musical da academia. A primeira turma reuniu jovens entre 16 e 30 anos, com o objetivo de formação artística profissionalizante. Ao longo dos anos, o projeto se expandiu, criando turmas de iniciação e aperfeiçoamento, e, em 2024, ganhou novo alcance, com grupos voltados a adolescentes e adultos a partir dos 40 anos. “Sempre pensamos o teatro como um ciclo de aprendizado contínuo, em que cada aluno possa vivenciar ao menos três anos de processos, espetáculos e experiências. Ao longo desses dez anos, muitos jovens se descobriram artistas, outros seguiram carreiras diversas, mas todos viveram o encontro transformador que o teatro proporciona”, explica o professor e coordenador do Núcleo de Teatro na Alma, José Maurício Cagno.

Encontro de pessoas com pessoas

Mais que uma celebração, a Mostra reafirma o sentido humano do teatro em uma época de hiperconexão digital. “Vivemos em um tempo em que a consciência humana corre o risco de ser reduzida a uma coisa chamada inteligência artificial, enquanto as relações se tornam cada vez mais superficiais. O teatro, ao contrário, é um encontro de pessoas com pessoas, um resgate da palavra, do olhar e da presença. É um ato de (re)humanização”, destaca Cagno.

Para o coordenador, o maior legado desses dez anos está na formação de pessoas. “O teatro não é apenas técnica, mas uma vivência que nos faz resgatar a teatralidade inerente ao ser humano. A Mostra é um retrato desse percurso: feito de dedicação, descobertas e encontros que transformam quem faz e quem assiste”, completa.

Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Cutrale, GSInima Ambient, NECTA e Usina Vertente/Tereos; Suíte – Santa Helena Industria de Alimentos e Interunion; Ária – Goiasmaq, Suprir, Grupo Intelli.

 

Serviço

Mostra de Teatro da Alma

Local: Teatro Auxiliadora (rua Mariana Junqueira, 870, Centro, Ribeirão Preto/SP)

Ingressos: gratuitos e retirados no local, meia hora antes de cada espetáculo

Programação:

Um Conto de Flautas e Corações

30/08 (19h30), 31/08 (17h)

Alice no País das Maravilhas

06/09 (19h30), 07/09 (17h)

Morte e Vida Severina

13/09 (19h30), 14/09 (17h)

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights