Lançamento do livro “Histórias Usurpadas”, do escritor André Luiz da Silva
O Auditório Pedro Paulo, no Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto, recebeu um público expressivo para o lançamento do livro “Histórias Usurpadas”, do escritor André Luiz da Silva, nesta terça-feira (22/10).
A obra apresenta a trajetória de Akin, um jovem guerreiro nigeriano, e de sua prometida, a princesa Alika. O casal tem suas vidas brutalmente interrompidas pela tragédia do tráfico de escravizados, em uma narrativa que combina emoção, resistência e profundo valor histórico.
Mais do que uma história de amor e sobrevivência, o livro se consolida como um manifesto sobre a importância da memória, da justiça e da valorização de um povo cujas vozes foram silenciadas ao longo dos séculos.
Durante a sessão de autógrafos, o público foi surpreendido com um gesto de gentileza do autor, que presenteou cada participante com um exemplar de sua obra anterior, “Hemodiálise – Filtrando Preconceitos.”
O prefácio de “Histórias Usurpadas” é assinado por Maria Helena Ramos de Oliveira, mestre em Arte Afro-Latino-Americana e Caribenha, artista plástica, escritora e poeta. Em sua fala, ela destacou a relevância da obra e a emoção de participar de um projeto que promove o resgate da memória afrodescendente.

A noite contou ainda com um momento especial: a cantora Alciony Menegaz interpretou duas canções à capela, encantando os presentes e acrescentando um toque de sensibilidade ao evento.
André Luiz agradeceu aos presentes, falou sobre o processo criativo, a importância de literatura que aborde esse tema tão importante e atual e anunciou que já possui outras obras prontas para publicação.
André é Presidente da Academia Brasileira Rotária de Letras – Distrito 4.540; Titular da cadeira nº 6 da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto; Vice-presidente da União dos Escritores Independentes de Ribeirão Preto; Vice-presidente da Ordem dos Jornalistas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto; Diretor da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto e integrante do Grupo de Médicos Escritores e Amigos.
Além de escritor, André Luiz da Silva é servidor público, advogado, juiz de casamentos, radialista e exerceu dois mandatos como vereador. Sua atuação na literatura e nas artes reforça o compromisso com a cultura e com o fortalecimento das expressões artísticas de Ribeirão Preto.
Se você gostou deste conteúdo, curta, comente e compartilhe.
Valorizar a cultura é também preservar a nossa história.



Publicar comentário