Fundação do Livro e Leitura divulga programação cultural do mês de novembro em Ribeirão Preto e região
Agenda inclui Ônibus Livro Vivo, Cine Fórum, Sarau dos Médicos e atividades formativas voltadas à curadoria e captação de recursos. Encontros são gratuitos
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta sua programação cultural de novembro, com uma série de atividades em Ribeirão Preto e outras cidades da região. O calendário inclui a circulação do Ônibus Livro Vivo, o Sarau dos Médicos, o Cine Fórum e o Lab-C (debate sobre curadoria e captação de recursos), entre outras ações que ampliam a difusão literária, estimulam o debate cultural e promovem a formação de públicos.
Ônibus Livro Vivo
A agenda começou nesta quarta-feira (5/11), com a presença do Ônibus Livro Vivo em Santa Rita do Passa Quatro, a partir das 7h30. A atividade é gratuita e aberta ao público. A ação foi realizada em parceria com a GS Inima Brasil. Na sexta-feira (7/11), o projeto chega a Ribeirão Corrente, também a partir das 8h, com atividades que incluem receptivo literário com Evaristo Moura, contação de histórias com a Cia Maracaca, oficina de marcador de livros com Aí Tem Coisa, jogos gigantes com o FrentePsi e o cortejo Vozes da Literatura, com o G.U.T.E. Na semana seguinte, no dia 12/11 (quarta-feira), o ônibus estará em Miguelópolis, com a mesma programação e a presença da Cia Renda de Lenda na contação de histórias. Nestas atividades, as ações são realizadas em parceria com a Usina Alta Mogiana.
A rota segue no dia 19/11, quando o Ônibus Livro Vivo chega a Luiz Antônio, novamente em parceria com a GS Inima Brasil. A agenda do mês se encerra em Brodowski, no dia 24/11, com contação de histórias do coletivo Cundê.
Sarau dos Médicos encerra o ano com música e literatura
Ainda nesta quarta-feira (5/11), às 20h, a sede da Fundação recebe o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, encerrando a programação de 2025. Idealizado pelo médico e escritor Nelson Jacintho, o projeto reúne mensalmente profissionais de diversas áreas e entusiastas da literatura para compartilhar textos, reflexões e experiências. Segundo Jacintho, a constância do sarau é o que mantém o vínculo entre os participantes. “O grupo se diverte, aprende e se inspira. A literatura tem esse poder de aproximar e transformar”, comenta o médico. A edição de novembro terá a execução do hino do grupo, composto por Jacintho com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, como forma de celebrar o encerramento das atividades de 2025. O grupo volta a se reunir no início de 2026.
Bate-papo
Na sexta-feira (7/11), a Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto (Av. Nove de Julho, 378 – Jardim Sumaré) recebe o escritor André Luís Oliveira para um bate-papo com professores, às 9h30. O autor, homenageado como escritor infantojuvenil na 24ª FIL, compartilhará experiências e reflexões sobre crônicas e a formação de leitores.
Exibição de cinema
Já no dia 15/11, às 18h, o projeto Cine Fórum exibe o filme Tomboy (2011), de Céline Sciamma, em sessão gratuita e aberta ao público.
Apresentado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, o debate abordará a temática LGBTQIA+ sob uma perspectiva sensível e educativa. “A simplicidade do filme é o que o torna potente – ele fala sobre identidade e acolhimento com delicadeza e honestidade”, afirmam os curadores.
Formação cultural
Encerrando a programação do mês, o Lab-C, um debate sobre curadoria e captação de recursos acontece em dois encontros: nos dias 29 de novembro e 3 de dezembro, sob coordenação de Vanessa Cicilini com as convidadas Yolanda Cipriano, e da presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves.
A atividade integra o CULTSP PRO, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
O primeiro encontro, Processos de curadoria para equipamentos culturais, apresenta conceitos, práticas e processos de curadoria, abordando critérios de seleção e construção de narrativas.
Segundo Vanessa Cicilini, coordenadora de programação, compreender curadoria e financiamento como processos complementares é essencial para garantir a sustentabilidade dos projetos culturais. “Ao unir esses dois eixos, estimulamos práticas mais conscientes e alinhadas às necessidades do público e dos equipamentos culturais”, pontua.
SERVIÇO
AGENDA CULTURAL – NOVEMBRO
Ônibus Livro Vivo
Data: 05/11 (quarta), às 7h30
Local: Rua Américo Persin, s/n, em Santa Rita do Passa Quatro
Aberto e gratuito
Data: 07/11 (sexta), às 8h
Local: Praça Santa Cruz, s/n, em Ribeirão Corrente
Aberto e gratuito
Data: 12/11 (quarta), 7h30
Local: Praça Padre Antônio – Rua Jacinto Felizardo Barbosa, Centro, em Miguelópolis
Aberto e gratuito
Data: 19/11 (quarta), 7h30
Local: Praça Mário Junqueira, s/n, em Luiz Antônio
Aberto e gratuito
Data: 24/11 (segunda), 7h30
Local: Praça Martim Moreira – Avenida Dr. Rebouças, em Brodowski
Aberto e gratuito
Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data: 05/11 (quarta), 20h
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Junqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto
Aberto e gratuito
Bate-papo: “Cronicando com André Luís Oliveira”
Data: 07/11 (sexta), 9h30
Local: Diretoria de Ensino – Avenida Nove de Julho, 378, no Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto
Cine Fórum
Exibição do filme “Tomboy” (2011)
Data: 19/11 (sábado), às 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Lab-C: Processos de curadoria para equipamentos culturais
Com Vanessa Cicilini e Yolanda Cipriano
Data: 29/11 (sábado), às 16h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.



Publicar comentário