
Fórum das entidades é relançado em Ribeirão Preto para discutir transparência e inovação
FERP vai atuar em eixos, incluindo temáticas como transparência, requalificação urbana e soluções inovadoras para a cidade
O Fórum das Entidades de Ribeirão Preto (FERP), que conta com 13 associações e grupos representativos da sociedade civil signatários, foi relançado na última quinta-feira (28).
A iniciativa visa fortalecer a atuação conjunta de diversos setores da sociedade civil em pautas estratégicas para o município.
Entre as primeiras ações estão previstas a conquista de uma Lei de Transparência Municipal; a fiscalização da aplicação de recursos públicos e a aceleração de projetos de desenvolvimento, incluindo a requalificação de áreas degradadas.
Durante a coletiva, Larissa Eiras, gerente institucional da Acirp e uma das organizadoras do Fórum, destacou a importância do FERP como um instrumento de articulação e cooperação para avançar em projetos estratégicos para a cidade.
“Estamos unindo forças de diversas entidades para somar competências e experiências, alcançar resultados consistentes, fortalecer a representatividade e ampliar a capacidade de influência junto aos tomadores de decisão”, afirmou Eiras.
O relançamento aconteceu no Salão Nobre da sede da Acirp. Representaram as entidades no lançamento André Ali Mere (Acirp), Maria Conceição do Nascimento (Aarp), Benedito Gléria Filho (Aeaarp), Demetrio Luiz Pedro Bom Junior (Aescon-RP), Josmar Verillo (Amarribo), José Batista Ferreira (Assilcon), André Francisco Ignácio (Ciesp-RP), Silvio Trajano Contart (Instituto Ribeirão 2030), Mônica Oliveira (IPCIC), Misaque Moura de Barros (OAB), Rubens Antonio da Silva Junior (Sescon-SP), Santa Regina Pessoti Zagretti (Sincomerciários) e Valdir Zamener (Sicorp).
Edital do Sandnox
O FERP deve cobrar do município o lançamento do edital do Sandbox e propor o uso da ferramenta no projeto de requalificação do Centro.
A ideia é que o Fórum atue para que a cidade avance na efetiva aplicação do Sandbox Regulatório, já regulamentado pelo Decreto nº 68/2024.
O Sandbox cria ambientes experimentais para implantação de soluções inovadoras, como iniciativas de segurança, mobilidade (exemplo: patinetes elétricos) e totens inteligentes — todas sem custos para o poder público.
Apesar do interesse de diversas empresas, a iniciativa ainda não saiu do papel, já que falta a publicação do edital com as regras de participação e cadastramento.
“Com o edital, finalmente será possível atrair e testar essas soluções em Ribeirão Preto. Hoje temos empresas dispostas, mas sem a via legal para implantar seus projetos”, explica Eiras, que é advogada e já atuou na Prefeitura junto a área de inovação.
Paralelamente, o Fórum também defende que o processo de requalificação do Centro — baseado nos estudos do IPCIC e da Acirp — comece pela Rua Barão do Amazonas. A proposta é modernizar as calçadas e o mobiliário urbano, criando um espaço mais acessível, atrativo e seguro para comerciantes e pedestres.
Sobre o FERP
O Fórum das Entidades de Ribeirão Preto (FERP) foi atuante entre 2014 e 2015, quando defendeu pautas importantes, como a manutenção de 22 vereadores na Câmara Municipal e a cobrança de um Plano de Mobilidade Urbana para cidade.
Também promoveu, à época, debates e entrevistas públicas com candidatos a deputado estadual e federal, combatendo a desinformação e destacando a importância das escolhas eleitorais para o desenvolvimento regional. Integram a nova formação do FERP:
- Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp);
- Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (Aarp);
- Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (Aeaarp);
- Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região (Aescon-Rp);
- Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo);
- Associação das Incorporadoras, Loteadoras e Construtoras De Ribeirão Preto (Assilcon);
- Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Rp);
- Instituto Ribeirão 2030;
- Instituto Paulista de Cidade E Identidades Culturais (Ipcic);
- Ordem dos Advogados do Brasil (Oab);
- Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis E Das Empresas De Assessoramento, Periciais, Informações e Pesquisas Do Estado De São Paulo (Sescon-Sp);
- Sincomerciários de Ribeirão Preto.
- Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região (Sincorp)
Publicar comentário