Curso gratuito sobre projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais abre inscrições

Formação Cartografias já recebeu mais de 4 mil inscrições e é recomendada para professores da Educação Básica

Professores de todo o Brasil tem até o dia 5 de dezembro para se inscreverem no curso gratuito Cartografias: projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais. Realizado pelo Instituto iungo em parceria com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS), o percurso formativo on-line e autoformativo é recomendado para educadores da Educação Básica que desejam conhecer práticas que promovam uma sociedade mais justa.

A formação tem carga horária de 16 horas e propõe reflexões ao conectar Projetos de Vida e Educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é promover pertencimento, respeito e transformações tanto para os estudantes quanto para suas comunidades.

Lançado em 2025, o curso recebeu mais de 4 mil inscrições de educadores no primeiro semestre. Desse total, 3.172 são vinculados à Seduc-RS, inscritos no contexto de ações formativas da Secretaria da Educação em parceria com o iungo; e 1.172 são professores de todo o país, que acessaram diretamente o site do Instituto.

Por que participar?

No curso Cartografias: projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais, são apresentadas estratégias pedagógicas que colocam os estudantes no centro da aprendizagem, reconhecendo suas histórias e culturas. A formação é uma oportunidade para os professores aprofundarem seus conhecimentos sobre Educação para as relações étnico-raciais, principalmente no contexto da educação integral. Ela inclui atividades para a sala de aula, com práticas inspiradoras e mão na massa.

Cartografias

O Cartografias iungo reúne formações para professores de toda a Educação Básica que buscam aprofundar conhecimentos e aprimorar práticas que apoiem a construção de projetos de vida pelos estudantes. É recomendada a sequência Mapas de projetos de vida, que apresenta as principais perspectivas sobre projetos de vida, em diálogo com princípios da educação integral e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais, que apoia na perspectiva étnico-racial para formação dos alunos e Planejando aulas de Projetos de Vida, para o professor desenvolver estratégias formativas e planos de aulas com uso de metodologias ativas.

Serviço

Curso: Cartografias: projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais

Público: Professores da Educação Básica de todas as áreas do conhecimento

Prazo para inscrições: Até 05 de dezembro de 2025 (sexta-feira)

Link: https://iungo.org.br/formacao/cartografias-projetos-de-vida-e-educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais/

Modalidade: on-line

Carga horária: 16 horas

 

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights