Sesc promove diversas atividades na 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
O Sesc Ribeirão Preto em parceria com a Fundação do Livro e Leitura participa da 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Em sua programação o Sesc leva ações diversificadas e pensadas para todas as idades. Espetáculos, oficinas, vivências, contações de histórias, atividades de mediação de leitura e bate-papos com escritores, são algumas das atrações que ocuparão a Tenda Sesc, a Esplanada do Theatro Pedro II e o Auditório Meira Júnior durante a feira.
De 1 a 11 de agosto, sob a temática “Do Épico de Camões às Batalhas de Rua”, a 23ª FIL, traz entre seus homenageados Sueli Carneiro, Ferreira Goulart (in memoriam), Carlos de Assumpção, Janaina Tokitaka, Perce Polegatto e como patrono Jorge Lima.
Durante a 23ª FIL, o Sesc Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e da leitura, proporcionando um espaço inclusivo e interativo para todos os visitantes. Entre os destaques que compõem a programação acontece uma série de rodas de conversa com autores e organizadores de publicações recentes das Edições Sesc que dialogam sobre seus livros seguindo para sessão de autógrafos:
03/08 às 17h – Renan Quinalha e Amara Moira, refletem sobre o livro Direitos LGBTI+ no Brasil
05/08 às 17h30 – Edilson Dias Moura e Eduardo Silva, abordam as temáticas do recém-lançado Graciliano: romancista, homem público, antirracista, com mediação de Edson Cruz.
06/08 às 17h30 – Chris Fuscaldo e Kamille Viola, conversam sobre o processo de escrita de seu livro Refazenda : o Interior Floresce na Abertura da Fase ‘Re’ de Gilberto Gil.
07/08 às 17h30 – Raquel Gouvea e Daniela Arbex, analisam a Loucura na Civilização: Uma história Cultural da Insanidade, com mediação de André Nader.
11/08 às 14h30 – Cuca Nakasone e Hugo Possolo, falam sobre circo e teatro a partir da publicação Parlapatões: no Ato, com mediação de Lucas Molina.
Além dos bate-papos e rodas de conversa, a programação também apresenta shows, espetáculos e intervenções, entre os destaques estão:
02/08 às 20h30 – DJ Eduardo Brechó, compartilhando todo seu amor e pesquisa sobre a música preta dançante.
03/08 às 20h – Francisco, el Hombre canta Novos Baianos, reproduzindo o álbum “Acabou Chorare” (1972).
04/08 às 20h – Dori Caymmi, apresentando seu trabalho como compositor e violinista em músicas como “Alegre Menina”, “Porto”, “Ninho de Vespa” e “Desenredo”, que compõem o livro lançado pelas Edições Sesc.
07/08 às 11h e 13h – intervenção: psiu! Um convite para ver a poesia do seu lado, em você e ao redor.
10/08 às 19h – Espetáculo Os Mequetrefe, com Parlapatões, apresentando a jornada de um longo e divertido dia, do despertar à hora de ir dormir, com situações bem comuns e uma série de confusões tão hilárias quanto poéticas.
A temática “Do Épico de Camões às Batalhas de Rua” escolhida para a 23ª Feira Internacional do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma homenagem rica e multifacetada, que abrange desde as obras clássicas até as manifestações culturais contemporâneas. Este tema busca traçar uma linha do tempo histórica e literária que conecta as epopeias tradicionais, aos fenômenos culturais urbanos atuais, promovendo uma reflexão sobre a evolução da literatura e da expressão artística ao longo dos séculos.
Luís de Camões, um dos maiores poetas da língua portuguesa, é reconhecido mundialmente por sua obra-prima, “Os Lusíadas”. Este épico, publicado em 1572, narra as aventuras de Vasco da Gama e os feitos heroicos dos portugueses durante as Grandes Navegações. Camões utilizou uma linguagem rica e estilizada, influenciada pela tradição clássica, para celebrar a história e os valores de Portugal, tornando-se uma referência incontornável da literatura lusófona.
O outro extremo do tema nos leva às batalhas de rua, um fenômeno contemporâneo que se manifesta principalmente através do rap e do hip-hop. Essas batalhas são competições de rimas improvisadas, onde os MCs (mestres de cerimônia) se enfrentam verbalmente, exibindo sua criatividade, habilidade linguística e capacidade de resposta rápida. Essa expressão cultural, nascida nas periferias e bairros urbanos, é uma forma de resistência e afirmação identitária, dando voz a temas sociais, políticos e pessoais.
Ao reunir estas duas pontas do espectro literário, a 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto em parceria com o Sesc Ribeirão celebra a diversidade da produção literária e cultural, mostrando como a tradição e a inovação podem coexistir e enriquecer a cultura. Toda a programação da feira oferece um espaço para a apreciação e o debate sobre como a literatura pode ser um veículo de transformação e compreensão do mundo, desde os poemas épicos até as rimas das ruas.
Enfatizar a importância de valorizar todas as formas de expressão literária, é reconhecer a riqueza e a profundidade tanto dos clássicos como das manifestações culturais emergentes, é mais uma das formas de celebrar a palavra, convidando o público a explorar, descobrir e se inspirar no vasto caminho da literatura.
SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO
Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Seus títulos estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais livrarias e em aplicativos como Google Play e Apple Store.
Serviço:
- Evento: Sesc na 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
- Local: Tenda Sesc | Esplanada do Theatro Pedro II | Auditório Meira Júnior | Theatro Pedro II.
- Data: 1 a 11 de agosto
- Entrada: Gratuita