Bandalheira do Bem apresenta espetáculo gratuito no Teatro Municipal, nesta quinta (27)
Ribeirão Preto entra no circuito de espetáculos do projeto que, em outubro, considerado o mês das crianças, tem agenda especial para interagir e comemorar com o público infantojuvenil
Ribeirão Preto (SP), 25 de outubro de 2022 – A Bandalheira do Bem é atração da agenda do Teatro Municipal de Ribeirão Preto, na próxima quinta-feira (27), às 10h, em única sessão e gratuita. A atividade faz parte da programação especial ao mês das Crianças. Esta é a 4ª edição do projeto voltado a estudantes de escolas públicas e à população em geral – nas cidades incluídas na rota de apresentações abertas. O Teatro Municipal fica na Praça Alto do São Bento, no Complexo Cultural Morro do São Bento.
Com performances neste ano desde o mês de setembro, o projeto já passou por cidades do interior paulista como Santa Adélia, Pindorama, São Simão, Luiz Antonio, Ariranha e, nesta semana também estará em Mococa, na quarta-feira (26), na Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz), a partir das 9h. O grupo chega a cada município com um cortejo e propicia música do repertório da MPB e canções infantis, dança, teatro e artes circenses, com o objetivo principal de proporcionar cultura e entretenimento para todo o público.
O diretor artístico da Bandalheira do Bem, Dimi Zumquê, conta que tem sido uma temporada muito produtiva com a participação ativa das crianças e professores, e também de familiares, o que traz muita satisfação para os músicos que retornaram aos palcos depois de longo período sem possibilidade de apresentações, por conta da pandemia. “É um grande reencontro com o público e, para isso, preparamos um show completo, com novidades no repertório e atrações diferentes. Nossa intenção é alegrar a todos, sensibilizá-los e transformar cada plateia que temos contato”, expressa.
As escolas públicas ou particulares que tiverem interesse em participar do espetáculo, podem agendar com antecedência e reservar vagas para seus alunos pelo telefone: (16) 99131 4279. A capacidade do teatro é de 515 lugares.
O projeto
A origem da Bandalheira do Bem está associada a ações voluntárias de seus integrantes, em hospitais e asilos, o que trouxe uma importante experiência aos artistas. A cada edição, desde 2017, o grupo reinventa sua performance, cria novo repertório e incrementa a apresentação com um tradicional cortejo inicial – resgate da cultura popular brasileira – tendo como palco praças públicas, centros culturais e ainda com uma apresentação especial em um teatro da cidade de Ribeirão Preto.
Integram a banda: Dimi Zumquê, Alessandra Freire, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira e as jovens cantoras Luisa Farias e Julia Lilás – que além do talento, proporcionam maior identificação do público infantil com o projeto. Quem acaba de chegar ao grupo é a multiartista Ju Cadeco, que traz sua experiência em teatro para incrementar o trabalho da trupe.
A dança é um atrativo extra para o grupo e conta com a supervisão do professor de dança, Alexandre Snopp – coreógrafo premiado. Com mais essa modalidade artística, o projeto estimula a desenvoltura, a criatividade, a capacidade de improvisar e interagir com os participantes e o público.
A Bandalheira do Bem é uma realização da Zumquê Produções, com o apoio do ProAC-ICMS, projeto do Governo do Estado de São Paulo de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio da Colombo Agroindústria, Açúcar Caravelas, Grupo Imediato e Bostik Fortaleza. Todas as atividades são abertas e gratuitas.
Temporada 2022
Até agora, as atividades gratuitas já contabilizaram um público de 3.600 pessoas, com participação de escolas públicas e contaram com a presença de educadores, autoridades, prefeitos locais e representantes dos patrocinadores. Para conferir o resultado das apresentações, basta acessar o Instagram @bandalheiradobem.
SERVIÇO:
Agenda do projeto Bandalheira do Bem – Especial Mês das Crianças
Próximas apresentações presenciais
26 de outubro (quarta-feira) – Mococa (SP), às 9h, na Praça Marechal Deodoro (Praça Da Matriz).
27/10 (quinta-feira) – Ribeirão Preto (SP), às 10h, no Teatro Municipal.