Cine Fórum e Clube do Livro acontecem no próximo sábado (22/10)
Programação inclui ainda atividades exclusivas de contações de histórias em escolas e asilo em São Joaquim da Barra (SP)
Ribeirão Preto (SP), 17 de outubro de 2022 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza nesta semana uma série de atividades culturais que vão da contação de histórias e literatura ao cinema. A agenda começa nesta terça-feira (18/10) com três atividades exclusivas em São Joaquim da Barra (SP). Às 9h30, acontece a contação de história “Contos, Cordas e Cordéis”, com o grupo Rapadura, no Asilo Lar Escola (Rua Amapá, 153). A Escola Estadual Sylvio Torquato Junqueira (Rua Minas Gerais, 295) recebe duas atividades: às 13h, com Ademir Apparício Júnior que comanda a contação de história “As Memórias que se tornaram história”; e às 14h20, a alegria fica por conta da apresentação Circense, com De Lucca Circus Show. Todas as atividades são fechadas e exclusivas para alunos e moradores do asilo.
Final de semana cultural
O tradicional encontro do Clube do Livro, comandado por Gabriela Pedrão, acontece no sábado (22/10), às 16h, pela plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/86770855395). Neste sábado, o grupo discutirá o livro de Hermann Hesse “O Lobo da Estepe”, uma importante obra que resume a crise espiritual e estética do século XX. O escritor alemão recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1946. Considerado como o mais célebre de seus livros (publicado em 1927), Hermann Hesse descreve em “Lobo da Estepe”, o conflito de Harry Haller (mesmas iniciais do autor): a história consta de três partes: apresentação, confissão e um pequeno tratado intercalado nessas confissões. O personagem é um solitário que vai morar em uma casa burguesa.
Ainda no sábado, às 18 horas, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão (Rua Professor Mariano Siqueira, 81 – Jardim América), acontece mais uma edição do Cine Fórum, com os Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro. Neste encontro, o filme exibido será “Solaris”, dirigido por Steven Soderbergh. O longa americano estreou em 2002 e conta a história de Chris Kelvin, um psicólogo que ainda sofre a perda de seu grande amor, Rheya, alimentando um sentimento de culpa pelo ocorrido, e é convocado para investigar o estranho comportamento dos integrantes de uma estação espacial que orbita o misterioso planeta Solaris, que perdeu contato com a Terra. Após a exibição do filme, haverá um debate que será mediado pelos Gêmeos do Cinema.
Os dois eventos são gratuitos e abertos à população.
SERVIÇO
Clube do Livro | “O Lobo da Estepe”, de Hermann Hesse com Gabriela Pedrão
Data: sábado (22/10)
Horário: 16h
Online: Pela plataforma Zoom – https://us02web.zoom.us/j/86770855395 Atividade aberta e gratuita
Cine Fórum | “Solaris”, de Steven Soderbergh (2002), com os Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro
Data: sábado (22/10)
Horário: 18h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81 – Jardim América.
Atividade aberta e gratuita
Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro (FIL) da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, contando com 21 edições realizadas. Em 2020, tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. Em 2022, o objetivo dos organizadores foi oferecer uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades foram gratuitas e abertas à população: salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais. Nesta 21ª edição, o evento registrou um público de 193 mil pessoas – 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line, durante 10 dias de programação.