Segunda onda do movimento #meufilhonocurriculo
Se inicia neste mês das crianças uma nova onda do movimento #meufilhonocurrículo, campanha de conscientização idealizada pela Filhos no Currículo, uma consultoria focada em construir uma cultura de bem-estar parental nas empresas visando lideranças mais bem preparadas, times empáticos e políticas bem estabelecidas, acolhedoras e inclusivas para quem concilia filhos e carreira.
O movimento começou a ser propagado em outubro de 2021 nas redes sociais – principalmente o LinkedIn – por empresas preocupadas com a pauta (Cielo, BV, Gerdau, Magalu, entre muitas outras postaram seus apoios), além de um time de embaixadores formado por pessoas de influência que “desafiaram” suas equipes e colegas a fazerem o mesmo em um efeito cascata. Foram centenas de mensagens inspiradoras de pais e mães assumindo os filhos como potência em suas vidas e mais de 40 mil pessoas interagiram com a campanha em um mês.
Para 2022, a ideia é retomar o movimento e se aprofundar em quais as principais habilidades percebidas por pais, mães ou outros cuidadores (como padrastos, madrastas, avós e até padrinhos) que conciliam a vida profissional com o cuidado familiar.
“Filhos são potência na vida e precisamos incentivar um acolhimento contínuo da pauta na agenda empresarial. Segundo a pesquisa “Home Office com filhos“, conduzida pela Filhos no Currículo em parceria com o Movimento Mulher 360 no início da pandemia, 98% dos pais e mães que trabalham percebem habilidades sendo desenvolvidas no exercício diário da criação: paciência, resiliência, criatividade, empatia e liderança estão na lista. A campanha faz parte de uma temática que deve ser contínua e sustentada nos demais meses do ano.”, afirma Camila Antunes, cofundadora da Filhos no Currículo.
A campanha deste ano ainda vai abraçar rodas de conversa e discussões com pais, cuidadores e lideranças de empresas acerca de temas como políticas parentais, licenças paternidade e práticas de bem-estar parental.
Segundo Camila, o foco é desconstruir os vieses associados ao tema de ‘filhos’ e ‘carreira’ no mercado de trabalho, mudar estigmas de gênero e fortalecer uma visão positiva do tema. Isso, a longo prazo, pode gerar um ciclo virtuoso nas culturas empresariais, influenciando cada vez mais as organizações a olharem para as políticas parentais existentes (como as licenças parentais, os auxílios oferecidos, a regulamentação da flexibilidade, entre outras soluções que acolham melhor quem exerce o papel de cuidador). “Levar essa discussão para uma rede social corporativa, sobretudo o LinkedIn, é derrubar alguns desses muros na prática”, completa Camila.
Para além do engajamento na campanha, a consultoria defende outras formas de ‘colocar os filhos no currículo’, tais como: sinalizar no histórico profissional eventuais licenças ou pausas na carreira para dedicação aos filhos – períodos que, de acordo com Camila, não representam lacunas na trajetória profissional. Outra proposta é mais literal, incentivando a complementar a descrição do perfil profissional com um novo “cargo”: de pai, mãe ou similares.
Como aderir à campanha:
- Acesse o site da campanha #meufilhonocurrículo e baixe o “post oficial” presente na página com diversas variações.
- Reposte a imagem oficial da campanha no seu perfil do LinkedIn ou Instagram.
- No corpo do texto, reflita: “O que você aprendeu depois da chegada do seu filho(a) que agregou ao seu currículo?”. Ou só declare seu apoio ao movimento, marcando a hashtag oficial #meufilhonocurriculo
- Desafie na legenda alguns @’s amigos para fazer o mesmo