Sesc na Semana da Criança
De 08 a 16 de outubro, todas as unidades do Sesc São Paulo oferecem atividades para bebês, crianças e família, que reforçam a importância do brincar e a valorização da infância.
Durante a Semana da Criança, entre os dias 08 e 16 de outubro, o Sesc São Paulo promove centenas de atividades para bebês e crianças de até 12 anos, acompanhados de seus responsáveis, em todas as unidades do estado – capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Tem exposição, oficinas de artes, apresentações de música, espetáculos com elementos da dança e do teatro, vivências artísticas e esportivas, jogos, brinquedos e muitas brincadeiras. Tudo com o objetivo de reforçar a importância do brincar e a valorização da infância. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/semanadacrianca.
Um dos destaques é o Espaço de Brincar. Na Semana da Criança, o programa do Sesc São Paulo voltado a primeira infância – que visa fortalecer a brincadeira como elemento fundamental – amplia suas ações e recebe em muitos de seus espaços programações especiais.
Confira os destaques da programação do Sesc Ribeirão Preto:
CIRCO
intervenção
O Pequeno Circo da Família Silva
Venham todos! O Circo chegou!
A família Silva apresenta o seu pequeno circo com números de equilibrismo, malabarismo e muita palhaçaria. Essa família pode se desentender e até brigar, mas fazem tudo um pelo outro e pelo querido pequeno circo que herdaram.
Dia 8/10, sábado, às 11h.
Calçadão. Acesso livre.
Grátis. Livre.
espetáculo
Palhaçadas à la carte
Com Traço Cia. de Teatro
A CARTE – Comissão Auditorial Responsável pelas Toxinas Emocionais – é convocada para controlar uma estranha epidemia que vem preocupando as autoridades… Agentes, “altamente treinados”, colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. A conturbada relação revelará os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida: alimentar o coração.
Dia 8/10, sábado, às 16h.
Convivência.
Grátis. Livre.
intervenção
GRAN CIRCO OPARÁ
Com a Cia do Asfalto
Um velho conta a história da trajetória de circo mambembe, que faz uma turnê pelas terras áridas do sertão brasileiro, se encontrando com a imensidão do Rio São Francisco que traz vida, lendas, mitos e contos onde se desenrola toda a trama do espetáculo que além das técnicas circenses conta com manipulação de bonecos.
Dia 11/10, terça, às 19h.
Convivência
Grátis. Livre.
intervenção
Cortejo
Palhaçaria em movimento
Sapatos grandes, cara pintada, nariz vermelho e a vontade de brincar. Palhaças e Palhaços invadem e dominam o espaço aberto com muita música, festa e alegria.
Dia 15/10, sábado, às 11h.
Calçadão.
Grátis. Livre.
CINEMA
exibição
Curta Cine: Animacine.
No mês da criança, o Curta Cine recebe animações diversas para os pequenos e para toda a família, feitas com diferentes técnicas e contando histórias luminosas!
De 1 a 30/10, terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados e domingos, das 10h às 18h.
Gabinete de Curiosidades de Habilidade.
Grátis. Livre.
Vida dentro de um melão.
Dir. Helena Frade. Brasil, 2020. 18’
Uma garota filma o seu redor. Fantasiada de bicho, o desconhecido te assopra quando o coração quer voar.
Viagem na Chuva
Dir. Wesley Rodrigues. Brasil, 2014. 13’
A chuva, assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando os dois se vão, ficam as lembranças.
Umbrella (Guarda Chuva)
Dir. Helena Hilário, Mario Pece. Brasil, 2020. 7’
Joseph é um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma jovem garota lhe dá novas perspectivas de pensamento.
Meu nome é Maalum!
Dir. Luisa Copetti. Brasil, 2021. 7’
Maalum é uma criança negra que recebeu um nome africano quando nasceu. Ela cresce feliz, mas quando chega na escola, todos riem de seu nome. Maalum não entende o porquê e se entristece, mas com ajuda da sua família, ela vai descobrir mais sobre orgulho e ancestralidade.
The Last Flight (O último voo)
Dir. Ander Alencar. Brasil, 2020. 3’
Dizem que quando a gente morre, passa um filme na nossa cabeça. O curta reflete sobre tudo o que fica – e o que vem depois.
Estações
Dir. Laura Satie Yoshikawa. Brasil, 2019. 1’
As quatro estações através da vida de uma raposa livre.
LITERATURA
contação de histórias
Pipa
Com Betto Souza
A mediação de leitura do mês de outubro será inspirada em memórias de infância do personagem PIPA criado pelo escritor Betto Souza que cresceu na cidade de Francisco Morato – SP. Pipa é a criança periférica que encontra sua liberdade e aflora sua criatividade, cortando os céus com linha, vareta e papel.
De 1 a 22/10, sábados, às 10h30.
Biblioteca. 30 lugares.
Grátis. Livre.
palestra
Você sabe o que é autismo?
com Faso
Quando você pensa em autismo, o que vem a sua cabeça? Uma criança com sérias dificuldades de interação, isolada em seu próprio mundo em que praticamente ninguém pode entrar? Nessa palestra, conheça o Faso, um autista adulto diagnosticado tardiamente que pensava assim, mas agora, com propriedade, mostra a realidade sobre o mundo do Espectro Autista.
Dia 8/10, sábado, às 14h30.
Auditório. 60 lugares.
Grátis. Livre.
MÚSICA
Marcio Coelho e Ana Favaretto
Show Eu Tiro Onda Com O Som
Show homônimo do nono CD autoral de Márcio Coelho e Ana Favaretto. Nele estão canções produzidas nos últimos anos, por Márcio, para as coleções “Batuque Batuta” e “Prosa”, além de canções registradas nos CDs “Entrei na roda” e “Rebolabola”. nessa apresentação também resgata os sucessos dos CDs “Vida Colorida”, “Curuminzada” e “Melancia e Coco Mole”.
Dia 22/10, sábado, às 16h.
Convivência.
Grátis. Livre.
Sons Brincantes
Projeto voltado ao público infantil com o intuito de gerar descobertas musicais, experimentações sonoras e vivencias sensoriais. As atividades primam por ser lúdicas, coletivas e instrutivas, gerando um ambiente de convivência, harmonia e diversão.
intervenção
Instalação Balangandãs no Pescoço do Espaço
Com Adriano Castelo Branco
Instalação sonora composta por diversos conjuntos de objetos à maneira dos penduricalhos. Atados a cordas elásticas estes objetos chacoalham e se entrechocam de acordo com a intervenção do público. Dispostos pelo espaço como um labirinto de cordas, as pessoas são convidadas a experienciar diversas sonoridades e a conjugar aleatoriamente o sentido musical.
Dias 8 e 9/10, sábado, das 13h às 16h; domingo, das 10h às 16h.
Quintal. 150 lugares.
Grátis. Livre.
intervenção
Instalação Que Pisada é Essa?
Com Adriano Castelo Branco
Instalação composta por uma série de objetos sonoros de chão com dispositivos de sopros que propõe a ativação pelos pés através de gestos como pisar e pular. Construídos com figuras de vários tipos de pés e patas, estas esculturas sonoras podem despertar uma interação “dançante” dos participantes, onde cada um descobre e cria sua própria pisada musical.
Dias 8 e 9/10, sábado, das 13h às 16h; domingo, das 10h às 16h.
Quintal. 150 lugares.
Grátis. Livre.
intervenção
Instalação Ping Song
com Adriano Castelo Branco
É um acontecimento sonoro composto por um conjunto de vinte instrumentos musicais percussivos reinventados em formatos de raquetes. Através da mediação e da livre experimentação dos instrumentos, a proposta é que os participantes construam diferentes situações de jogabilidade, na qual a interação seja desenvolvida pelo imprevisto das relações entre os instrumentos e as pessoas.
Dias 15 e 16/10, sábado, das 13h às 16h; domingo, das 10h às 16h.
Quintal. 150 lugares.
Grátis. Livre.
intervenção
Vivência Percussiva
Instalação com Ricardo Perez
No dia a dia todos nós somos batuqueiros, não há quem resista aos estímulos da batucada sem mexer as mãos ou pés. Tudo vira instrumento e movimento. No quintal do Sesc será montado um cenário com instrumentos de percussão para o manuseio e experimentação dos instrumentos ali dispostos pelo público, sob orientação de monitores.
Dias 22 e 23/10, sábado, das 13h às 16h; domingo, das 10h às 16h.
Quintal. 150 lugares.
Grátis. Livre.
oficina
Rastreador para flautas esquecidas
Com Adriano Castelo Branco
Trata-se de uma flauta construída a partir de CDs só que sem um corpo acústico. A proposta é que cada participante construa seu colar e encontre vários corpos acústicos para completar sua flauta, pesquisando sons nos mais variados objetos como copos, tubos, tampas e recipientes em geral.
Dias 8 e 9/10, sábado, das 14h às 15h30, domingo, das 10h às 11h30
Quintal. 20 vagas. Inscrição por ordem de chegada 15 minutos antes.
Grátis. Livre.
oficina
Monocórdio Sonético
Com Adriano Castelo Branco
A proposta é construir uma espécie de “viola” feita com uma única corda. Utilizando apenas duas garrafas plásticas e fio de nylon, este instrumento possibilita diferentes alturas de sonoridades ao tensionar e modular o fio. O instrumento se integra ao corpo como máscara, e os participantes experimentam transformar-se em personagens sonoros.
Dias 15 e 16/10, sábado, das 14h às 15h30; domingo, das 10h às 11h30.
Quintal. 20 vagas. Inscrição por ordem de chegada 15 minutos antes.
Grátis. Livre.
vivência
Batucada na prática
Com Ricardo Perez
O público presente é convidado a participar de uma experiência de prática percussiva. A atividade é conduzida de forma lúdica e coletiva, tendo como abordagem, os principais instrumentos de percussão que estruturam o ritmo samba. Todos terão a oportunidade de conhecer a marcação do surdo, o teleco-teco do tamborim e a condução do ganzá, resultando numa batucada divertida e balançada.
Dias 22 e 23/10, sábado e domingo, das 14h às 15h30.
Quintal. 20 lugares. Inscrição por ordem de chegada 15 minutos antes.
Grátis. Livre.
oficina
Construção de baquetas
Com Ricardo Perez
Na família da percussão há uma gama de instrumentos musicais e cada um possui design e maneira própria de tocar, seja raspando, chacoalhando, percutindo com mãos ou baquetas. Nessa oficina os participantes constroem seu próprio par de baquetas acústicas, recebem orientações sobre o manuseio, e de forma dinâmica, conhecer alguns exercícios que promovem o desenvolvimento das habilidades técnicas.
Dia 23/10, domingo, das 10h30 às 11h30.
Quintal. 20 vagas. Inscrição por ordem de chegada 15 minutos antes.
Grátis. Livre.
ESPAÇO DE BRINCAR
oficina
Pedrinhas de estimação
Com a educadora Sueli Alfé
Materiais não estruturados e vindos da natureza proporcionam maior liberdade de criação para as crianças, e a pedra é a escolhida para essa atividade que irá se transformar em divertidos bichos de estimação.
Dias 13 e 14/10, quinta e sexta, das 16h30 às 18h30
Espaço de Brincar.
Grátis. Livre. 30 vagas. Inscrições por ordem de chegada.
oficina
Pedacinhos da natureza
Com a educadora Sueli Alfé
Brincar com Pedrinhas, conchinhas, gravetos e sementes é a proposta dessa vivência que irá aproximar as crianças desses elementos naturais para experimentar e fazer suas próprias descobertas a partir de seus interesses.
Dias 19 e 21/10, quarta e sexta, das 16h30 às 18h30
Espaço de Brincar.
Grátis. Livre. 30 vagas. Inscrições por ordem de chegada.
oficina
Brincando com areia
Com a educadora Sueli Alfé
Brincar com o elemento natural areia será um convite à diversão, a imaginação e a exploração infinita desse material que irá despertar a curiosidade dos pequenos.
Dias 26 e 28/10, quarta e sexta, das 16h30 às 18h30
Espaço de Brincar.
Grátis. Livre. 30 vagas. Inscrições por ordem de chegada.
Serviço
Semana da Criança no Sesc São Paulo
Quando: 08 a 16 de outubro
Onde: em todas as unidades do Sesc São na capital, Grande São Paulo, interior e litoral
Programação completa: sescsp.org.br/semanadacrianca