Horário comercial estendido começa dia 1º e Acirp dá dicas de vitrinismo de impacto

Comércio de rua e shoppings ampliam horário de atendimento na véspera do Natal; arquiteta ensina a criar vitrines que chamam atenção dos clientes

O comércio passa a abrir até mais tarde de forma facultativa para vendas de véspera do feriado de Natal (25) a partir desta segunda-feira (1º). Tendo em vista a importância da data, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) reuniu dicas para quem quer uma vitrine chamativa nesta época do ano. 
Confira abaixo o cronograma sindical e as orientações de vitrinismo da arquiteta  Nathalia Balzuweit Lopes, responsável pelo departamento ACI Requalifica.
Programação de fim de ano
Segundo convenção coletiva sindical, as lojas podem, até dia 23, operar das 9h às 22h, durante a semana e aos sábados, e das 10h às 17h, aos domingos. No dia 24, abertura prevista das 9h às 18h.
Serão três finais de semana com funcionamento especial. Sandra Brandani, presidente da Acirp, lembra que o Natal é a principal data de vendas para o comércio, um momento em que muitos organizam as contas e estoques para o ano seguinte. “A data exige toda atenção dos empresários. A Acirp realiza o Natal Luz nas ruas, faz parcerias com o município para aumentar a circulação de pessoas nas vias comerciais, mas é uma ação que só se completa com a participação de cada loja”, reforça Brandani.
Como ter uma vitrine de destaque para aproveitar o crescimento no fluxo de clientes trazido pelo fim de ano, a vitrine permanece como um dos principais atrativos. “A vitrine tem impacto direto na decisão de compra e precisa ser pensada para diferenciar a empresa das demais opções que o consumidor pode ter”, afirma Balzuweit.
A seguir, algumas estratégias sugeridas pela arquiteta da Acirp para que os lojistas melhorem os resultados com a composição de vitrines:

  • Conhecer o público 

O primeiro passo para criar uma vitrine eficaz é entender o público-alvo. Compreender quem são os clientes, suas expectativas e comportamentos possibilita o desenvolvimento de uma comunicação visual que realmente se conecta com o consumidor. Quando o comerciante entende o perfil do consumidor, a vitrine deixa de ser somente decorativa e torna-se estratégica, capaz de chamar a atenção e provocar identificação instantânea.

  • Crie um conceito  

Desenvolver um conceito é essencial. Cada vitrine precisa comunicar uma mensagem nítida, que esteja em sintonia com o estilo da marca e com o tipo de produto apresentado. Em datas específicas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, períodos sazonais ou campanhas especiais, elementos visuais podem fortalecer o tema e facilitar a conexão do consumidor com o contexto. Em relação ao Natal, o clima emocional da celebração tende a amplificar essa sensação, possibilitando a utilização de símbolos e cores tradicionais para compor ambientes convidativos.

  •  Proporcione uma experiência

Oferecer uma experiência completa é outro aspecto relevante. Além dos elementos simbólicos do Natal, é importante mencionar produtos que geralmente são mais procurados durante esse período, como roupas para festas, acessórios, itens para mesa posta, artigos para presente e pijamas temáticos. A ambientação pode ser favorecida pela fachada. A iluminação especial e as decorações externas aumentam o impacto da loja e a tornam mais atraente para quem passa pela rua.

  • Surpreenda e desperte curiosidade

Uma maneira eficaz de se destacar da concorrência é surpreender o consumidor. Vitrines atualizadas, adaptáveis e com cenários de fácil modificação preservam a aparência sempre nova e despertam interesse. O objetivo é que a loja seja vista como distinta, inovadora e significativa.

  • Use Estratégias Visuais

As estratégias visuais também impactam o resultado final. Estabelecer um ponto de destaque na vitrine contribui para direcionar o olhar do consumidor de forma natural. Levar em conta a altura média da visão de adultos e crianças torna a exposição mais eficaz. Alterar as alturas e criar composições que proporcionam profundidade tornam o conjunto mais equilibrado. A seleção de cores e formas deve ser deliberada, conforme a emoção que se pretende comunicar. Além disso, a iluminação é essencial, especialmente porque a vitrine permanece visível mesmo após o horário de expediente.

  • Continue a experiência no interior da loja

Por fim, a experiência iniciada do lado de fora deve continuar no interior da loja. O conceito da vitrine precisa se estender ao ambiente interno, garantindo coerência estética e sensorial e facilitando o caminho do cliente até a decisão de compra.
Com ruas mais movimentadas, horários estendidos e a cidade entrando no espírito natalino, as vitrines assumem um papel central na interação entre comércio e consumidor. Este é o momento perfeito para converter a criatividade em resultados e transformar cada vitrine em um convite para entrar.

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