ArboreSer e Dia de Doar promovem mobilização social no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto
O próximo sábado (22/11) será marcado por uma ação conjunta de arrecadação de alimentos e plantio de árvores em Ribeirão Preto. Os projetos ArboreSer e Dia de Doar realizam a atividade ao lado do Estádio Santa Cruz – Arena Nicnet, na Avenida Sebastião Venturi, 100, a partir das 8h30. Os participantes poderão contribuir com a doação de alimentos não perecíveis e roupas em bom estado, além de integrar a programação ambiental, que inclui plantio de árvores, manejo e cuidados com mudas nativas. A iniciativa busca envolver a comunidade em ações de impacto social e ambiental.
A iniciativa conjunta surgiu a partir da aproximação entre o engenheiro civil e conselheiro do ArboreSer, Miguel Al Makul Junior, e a ativista social Célia Moraes. Segundo Miguel, a parceria foi um desdobramento natural da convergência de objetivos dos dois projetos. “Conhecemos o Dia de Doar e decidimos realizar uma ação que reunisse a arrecadação de alimentos, roupas, itens de higiene e material de limpeza e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade conhecer o ArboreSer”, afirma.
O espaço ao lado do Estádio Santa Cruz foi escolhido por já receber, há mais de um ano, ações regulares do ArboreSer. “Temos cuidado dessa área continuamente, realizando plantios e manutenção das mudas”, explica Miguel. Durante a atividade deste sábado, a equipe fará a reposição de árvores que não se desenvolveram e o plantio de novas espécies, ampliando a recuperação ambiental do local.
Ribeirão mais verde
Para Miguel, a urgência climática enfrentada por Ribeirão Preto é a principal motivação por trás da ação. “É uma cidade muito quente e com cobertura de árvores de 13% a 14% em média. A OMS recomenda até três árvores por habitante, então precisávamos atingir esse nível”, observa. As metas projetadas pelo ArboreSer para a cidade é de elevar a média da cobertura vegetal para 30% no médio e longo prazo. “Existem bairros com 16% de cobertura, enquanto o centro e partes da Zona Norte têm apenas entre 3,5% e 5%. A área onde vamos atuar no sábado pode se integrar a um corredor ecológico importante para o futuro da cidade”, completa.
Sobre o projeto
Idealizado pelo empresário Gula Biagi, o projeto ArboreSer foi criado há 18 anos com o propósito de promover cidadania em Ribeirão Preto por meio de ações de arborização urbana. Ao longo do tempo, a iniciativa cresceu e hoje conta com a participação ativa de 60 voluntários, entre pessoas físicas, mantenedores e realizadores, que organizam e executam os plantios pela cidade. O projeto também recebe apoio de empresas, que colaboram adotando espaços ou doando recursos para a aquisição de sementes, mudas, estacas, insumos, ferramentas e água.
O projeto já plantou mais de 14.500 árvores, com a meta de atingir 42 mil mudas nos próximos anos. A última temporada (2024/2025) completou 65 ações de plantio em 30 bairros da cidade, totalizando 1.450 árvores plantadas, 89 espécies envolvidas, 1.224 voluntários mobilizados e 14 empresas parceiras. A colaboração da comunidade e de empresas parceiras tem sido essencial para o sucesso das iniciativas, que também se destacam pela inclusão cultural, com a participação de artistas locais na criação de estacas coloridas instaladas nas áreas plantadas.
SERVIÇO:
Dia de Doar com ArboreSer
Data e horário: 22 de novembro, sábado, 8h30
Local: Avenida Sebastião Venturi, 100 – Ribeirânia, em Ribeirão Preto
Entrada e Participação: Gratuita e aberta ao público
Como participar: doando alimentos não-perecíveis, produtos de higiene, roupas usadas em bom estado ou novas ou auxiliando na manutenção do plantio das árvores.



Publicar comentário