Arte e Ginga leva capoeira gratuita a crianças e adolescentes da região

A 6ª edição do projeto cultural acontece até julho de 2026 em Ribeirão Preto, Cajuru e Jardinópolis e está com vagas abertas

Com o propósito de valorizar a cultura afro-brasileira e oferecer oportunidades de transformar vidas por meio da cultura, o Projeto Arte e Ginga chega à sua 6ª edição ampliando o alcance e reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sociocultural. A iniciativa, que oferece aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes, está presente em três cidades paulistas: Ribeirão Preto, Cajuru e Jardinópolis — todas com inscrições abertas para novos alunos.

Em Ribeirão Preto, as atividades acontecem em dois núcleos: Alvorada e Íris de Luz, atendendo diferentes comunidades da cidade. Em Cajuru, as aulas são realizadas quinzenalmente, oferecendo aos participantes uma oportunidade de aprendizado e convivência. Já em Jardinópolis, o projeto é reconhecido pela população local como um importante espaço de cultura, de disciplina e inclusão.

Cidades e vagas

Em Ribeirão Preto, as aulas começaram em agosto e reúnem cerca de 100 participantes nos bairros Jardim do Trevo (Alvorada) e Monte Alegre (Iris de Luz). Já em Jardinópolis, as aulas são realizadas todos os sábados no Ginásio Poliesportivo José Amauri Pegoraro e tem um total de 70 vagas. Em Cajuru, o projeto acontece a cada 15 dias no Ginásio de Esportes Paulo Ricardo Arena, com, também, 70 vagas ofertadas.

Ao todo, o projeto tem 240 vagas disponíveis, e ainda há oportunidades de inscrição para os núcleos de Jardinópolis e Cajuru.

Arte e Ginga

Idealizado e coordenado por Felipe Bett, conhecido como Mestre Tigrin, o Arte e Ginga nasceu em 2015 com o objetivo de valorizar as raízes culturais brasileiras e promover a integração sociocultural por meio da capoeira — expressão que une arte, esporte e cidadania.

“A capoeira é muito mais do que um movimento corporal. É uma forma de se conectar com a história, com as nossas origens e com o outro. O Arte e Ginga nasceu para oferecer essa vivência a crianças e adolescentes que, muitas vezes, não têm acesso a atividades culturais e esportivas”, explica Mestre Tigrin.

Além das aulas práticas, o projeto estimula valores como respeito, trabalho em grupo e consciência corporal, contribuindo para o fortalecimento da autoestima e da identidade cultural dos participantes.

“Cada roda de capoeira é um espaço de troca e aprendizado. Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes, criativos e orgulhosos de suas raízes”, completa o idealizador.

Patrocinadores e realização

O projeto é realizado por meio do Governo do Estado de São Paulo – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o patrocínio das empresas Suporte Rei, Zinho, Supermercados Mialich, e JRP Transportes, e com o apoio de Alvorada Associação Amigos da Comunidade Jardim do Trevo, Instituto Iris de Luz, Secretaria de Esportes de Cajuru, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinopolis, Grupo Cordão de Ouro, Casa de Cultura Abaeté, Terra Incentivos Fiscais, e GHT Social.

Para mais informações sobre inscrições e locais de aula, os interessados podem entrar em contato pelos contatos: (16) 99206-9540 e (16) 99194-0881.

 

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights