Confam 2024: Mulheres de Negócios e a Força do Empoderamento Feminino Ganham Destaque em Grande Evento Nacional
Edição histórica do evento une empreendedorismo feminino e solidariedade
Confam 2024: Mulheres de Negócios e a Força do Empoderamento Feminino Ganham Destaque em Grande Evento Nacional
Edição histórica do evento une empreendedorismo feminino e solidariedade
Preparado para ser um marco na discussão sobre empoderamento feminino e fortalecimento das instituições com uma abordagem de gênero, a Conferência da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (Confam 2024) deve transformar Salvador, na Bahia, no epicentro das iniciativas voltadas às mulheres de negócios. O evento, agora em sua 36ª edição, acontece de 19 a 22 de setembro e deve reunir empreendedoras e empresárias de todo o Brasil, além de participações internacionais.
A conferência deste ano, organizada pela Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), traz uma série de painéis que abordam temas de alta relevância econômica e social. O primeiro foca no empreendedorismo feminino com a presença de Simone Bernardino e Mônica Santana e contará com insights de especialistas das plataformas Google e LinkedIn. O segundo painel aprofundará o debate sobre o tráfico humano, liderado por Kelly Tallon Franklin, da Força-Tarefa Internacional da BPW contra o Tráfico de Pessoas, no Canadá e Vilma Cardoso, da BPW de Caçador, em Santa Catarina. A terceira discussão abordará estratégias e parcerias para BPWs locais com Helena Bonotto, vice-presidente da BPW Brasil, e Dra. Nise Yamaguychi, de São Paulo, e o quarto tratará da Lei Maria da Penha e combate à violência contínua com a participação da juíza Andremara dos Santos, da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Bahia e a Secretária de Estado da Mulher do Paraná, Leandre Dal Ponte.
Rose Rozendo, presidente da BPW Salvador e anfitriã da 36ª Confam, expressa entusiasmo com o evento: “A Conferência proporciona oportunidades únicas de conhecimento e networking. Este será um momento ímpar para o empreendedorismo feminino baiano, trazendo visibilidade e conexões valiosas, tanto nacionais quanto internacionais”, conclui.
Além das discussões aprofundadas, o evento também dará espaço para as 28 presidentes das BPWs no Brasil compartilharem suas iniciativas regionais, abordando temas como políticas públicas, igualdade salarial e empoderamento feminino. Paralelamente, a Confam promove uma importante campanha de doação de órgãos, tecidos, leite materno e cabelos, que se estende até 26 de setembro. No ano anterior, a gincana para coleta de cabelo resultou em impressionantes 33 quilos de doações graças à Associação Amigas da Mama de Curitiba, no paraná, que recepcionou a última edição do evento.
“Esse é o grande diferencial da Confam. Não é um evento apenas para enriquecer conhecimento, mas com um propósito maior da nossa missão que é de sermos reconhecidas como um celeiro de lideranças femininas, independente de raças e credos, mas também proporcionando trocas que nos aprimorem como ser humano. E tudo isso vai de encontro com nossas escolhas para os painéis e eventos que temos na nossa programação”, relata a presidente da BPW Brasil, Ali Lubascher.
Conexão cultural e empoderamento
Em comemoração aos 94 anos da BPW Internacional, as participantes terão a oportunidade de participar de rodadas de negócios e oficinas que visam ensinar práticas de trabalho locais. A programação inclui também uma noite cultural com música, poesia e gastronomia, proporcionando uma imersão na cultura baiana. Para encerrar, uma noite de gala promete ser o ponto alto da Confam 2024.
Entre as figuras de destaque, está programada a presença da presidente internacional da BPW, Catherine Bosshart, da Suíça. Com uma longa história de liderança no empoderamento feminino, Catherine trará seu olhar para o evento entre os painéis e rodas de conversa.
Agricultoras de cacau da Bahia
O evento conta ainda com o compartilhamento de histórias impactantes, como o exemplo de um grupo de agricultoras de cacau da Bahia que se uniu para formar uma associação, vendendo produtos artesanais e sustentáveis, fortalecendo suas economias locais e criando impacto social. Adriana de Vasconcelos Santana é a líder da Associação de Mulheres Guerreiras do Campo que buscou a BPW Brasil via Instagram para receber auxílio sobre a organização e formalidades desta cooperativa que promete ser um dos pontos altos do evento.
Para a presidente brasileira da BPW, este é um exemplo do que a organização quer inserir em seu contexto para oferecer ainda mais força a essas e outras mulheres. “Vamos levar a líder das agricultoras para conhecer a Confam e para que o grupo possa conhecê-la. Por meio do apoio e patrocínio de parceiros como o Sebrae Nacional, Secult e Banco do Nordeste a BPW BRASIL está proporcionando a este grupo de mulheres o desenvolvimento de seu potencial profissional e de liderança conhecendo nossos projetos de apoio, educação e networking. E ainda estamos viabilizando telefones e outras formas de comunicação para que elas possam ter acesso à sustentabilidade deste negócio”, explica.
“A Confam 2024 promete não apenas ser um evento, mas um movimento de transformação, onde ideias se tornam ações concretas, e onde as mulheres se unem para construir um futuro melhor. Salvador e nós, que estamos em outros estados, aguardamos ansiosamente por este encontro que não só valoriza o empoderamento feminino, mas também engaja instituições e a sociedade em uma perspectiva de gênero inclusiva e inovadora”, finaliza a presidente da BPW Brasil, Ali Lubascher.
Sobre a Confam
Este ano, a escolha de Salvador para sediar o evento foi resultado de uma votação onde 70% dos votos que indicou a capital baiana como a sede ideal para receber as delegadas de todas as 28 BPWs brasileiras, que representam as cinco regiões do Brasil. Com capacidade para até duas mil pessoas, o espaço do Fiesta Bahia receberá o evento para a troca de experiências e conhecimentos durante os quatro dias de evento.
Sobre a BPW
A BPW Internacional, presente em 112 países com mais de 25 mil associadas, destaca-se por seu papel fundamental na promoção da igualdade de cargos e salários entre homens e mulheres. No Brasil, a proposta da Lei 14.611/23, em votação, reflete o engajamento contínuo da BPW na luta pela igualdade no ambiente de trabalho.
Fundada há 37 anos no Brasil, a BPW Brasil mantém uma cadeira no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher há mais de uma década e possui 1122 associadas atuantes em 27 cidades.
A BPW Brasil, para além das ações nacionais, destaca-se por iniciativas inovadoras, como um aplicativo para networking de associadas e uma sala no Metaverso para explorar ferramentas modernas de negócios. Demonstrando o círculo virtuoso entre as associadas, a organização é uma potência que fortalece mulheres e ajuda a manter negócios durante crises.
Ali Lubascher, presidente desde 2023 da BPW Brasil, enfatiza a Confam como uma oportunidade de consolidar decisões e construir novas formas de acesso para mulheres no Brasil e encorajar suas filiais a integrar Conselhos Municipais e Estaduais, promovendo a participação feminina na política e gestão.