Café nosso de cada dia: você sabe quantas xícaras são consumidas em um shopping?

Em 24 de maio é celebrado o Dia Nacional do Café. Bebida arraigada nos costumes brasileiros, que torna quase obrigatória uma parada no meio do dia para seu consumo. E os shoppings são os cenários ideais para essa pausa que eleva o consumo a uma experiência.
Juntos, RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula registram a venda média de 21 mil xícaras de café tradicional por mês – considerando espressos e coados. Os dois empreendimentos somam ainda 20 cafeterias.
O número reforça a importância do café na rotina dos consumidores. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil consumiu 21,9 milhões de sacas entre novembro de 2023 e outubro de 2024, dado que coloca o país como o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
A média de consumo nacional também confirma a forte relação com a bebida. Ainda segundo a ABIC, cada brasileiro consome, em média, 1.430 xícaras de café por ano.
Para Maira Lisa Ferrari, gerente de marketing do RibeirãoShopping, o café vai além da bebida: é um símbolo de acolhimento e experiência. “O café é parte do cotidiano dos nossos clientes. Seja em uma reunião de trabalho ou no momento de descontração, ele está sempre presente. O ambiente do shopping torna essa experiência ainda mais especial”, afirma.
No ShoppingSantaÚrsula, localizado na região central da cidade, os hábitos de consumo dos frequentadores também confirmam o café como uma experiência sensorial e um momento de pausa na rotina. Para Cleiton Marinsech, gerente geral do centro de compras, o café é um elemento essencial no dia a dia dos clientes.
“Estamos em uma região que valoriza a tradição do café, e isso se reflete no comportamento dos nossos clientes. A procura é constante, e mesmo com mudanças econômicas, o consumo permanece estável e muito positivo”, conta.

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