
Teatro de Arena recebe Tutu DJs Fest no dia 05 de abril
Com DJs Tamenpi e Meu Caro Vinho já confirmados, segunda edição do festival reúne djs de diferentes vertentes com discotecagem em formato aberto, apresentando diversidade de técnicas e estilos musicais
O Teatro de Arena será palco da segunda edição do Tutu Djs Fest, que acontece no dia 05 de abril, das 15 às 22 horas. O evento contará com apresentações de DJs que prezam pela discotecagem em formato aberto, explorando diferentes técnicas e formatos de reprodução musical e variados gêneros musicais.
O festival é realizado pelo coletivo Tutu DJs, com mais de 20 anos de atuação em Ribeirão Preto, e chega à sua segunda edição celebrando o papel relevante do DJ na difusão de música e cultura.
“É com muita alegria que chegamos à segunda edição do festival, mais um sonho realizado nessa caminhada de promover cultura em Ribeirão Preto e no interior de São Paulo. Comemoramos no dia 09 de março o Dia Mundial do DJ e o nosso festival tem como palco um espaço cultural histórico da cidade, o Teatro de Arena, que é perfeito para homenagear o importante papel desses difusores de cultura que são os DJs e que congregam diferentes perfis de público em torno da música. Teremos como convidados artistas com trajetórias reconhecidas pelo resgate, descoberta e difusão de variados estilos musicais, como rap, jazz, reggae, soul, funk, disco, música africana e latina e suas fusões, além de uma profunda pesquisa em música popular brasileira”, explica Rogério Shareid, integrante do Tutu Djs e idealizador do festival.
Ele destaca que o evento busca promover a diversidade musical por meio da discotecagem independente em formato livre, na qual são mesclados equipamentos, técnicas e fontes de reprodução variadas, assim como diversos estilos musicais. A segunda edição do Tutu DJs Fest ocupará novamente o Teatro de Arena, patrimônio cultural da cidade. Rogério Shareid ressalta que a primeira edição no espaço promoveu uma união perfeita entre público e DJs. “Além de importância histórica para a cultura local, o Arena tem infraestrutura com acústica, visibilidade e acomodações em perfeitas condições para receber o público”, afirma.
A curadoria musical do festival buscou contemplar diferentes vertentes de DJs que atuam nesse segmento “open format”, termo que significa formato aberto, cujo conceito ganhou destaque no cenário cultural nos últimos anos ao trazer uma dinâmica mista de apresentações sem vínculo a um único gênero musical. “O Tutu DJs Fest contará com representantes de cinco diferentes Estados do Brasil, cada DJ com sua pesquisa musical e trajetória muito particular no cenário da discotecagem nacional”, ressalta Shareid.
Atrações
Ao longo das próximas semanas, a realização do evento divulgará todos os artistas participantes do festival. Além dos DJs do coletivo Tutu (DJs Shareid e Kcond), duas atrações já estão confirmadas, são eles:
DJ Tamenpi (RJ)
Nas pistas desde 1999, o carioca Daniel Tamenpi é um dos DJs mais conceituados no cenário da música urbana no Brasil. Criado no hip-hop, DJ Tamenpi engloba em seu set diversos gêneros que passeiam também pelo jazz, soul, funky, reggae, música brasileira, latina e africana. Desde 2008 morando em São Paulo, Tamenpi foi residente de festas tradicionais da cidade como a Chocolate (Clash Club), Groovelicious (Lions Nightclub) e COLAB 011. Ainda tem no currículo turnês internacionais com passagens pela Europa, Estados Unidos, Australia e Nova Zelândia.
Seu nome já constou na programação de grandes festivais do país como Coala, MECA, Tomorrowland, Universo Paralelo, MITA, Rock The Mountain, Doce Maravilha, Back2Black, Nublu Jazz Festival, Batuque, Red Bull Music Academy, entre outros. Já dividiu line-up com alguns dos nomes mais prestigiados da música urbana mundial como De La Soul, Cypress Hill, Mos Def, Busta Rhymes, Kaytranada, Thundercat, Bonobo, DJ Shadow, Flying Lotus, Kamasi Washington, Seun Kuti, Dâm-Funk, DJ Jazzy Jeff, DJ Premier e também já acompanhou no palco nomes importantes no cenário brasileiro como Marcelo D2, Black Alien, BNegão e Karol Conka.
Fora das pistas, Daniel Tamenpi é respeitado também como pesquisador musical, curador e jornalista através do Só Pedrada Musical, blog criado em 2006 que se tornou uma referência no Brasil quando o assunto é música boa. É o responsável pela curadoria musical do Arte Core – @artecore, um dos principais festivais de cultura urbana do país, que acontece anualmente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e também cuida de toda a programação e conteúdo musical do STU – @skatatotalurbe, o maior evento e plataforma de skate da América Latina.
DJ Meu Caro Vinho (BA)
Um dos mais respeitados disqueiros e pesquisadores dos tempos atuais. Ivisson Cardoso, ou mais conhecido como Meu Caro Vinho é também crítico musical, Youtuber e seletor dos mais qualificados. Na sua seleta, você ouve desde clássicos da música preta mundial dos anos 80 e 90, até boogies obscuros dos anos 70 e música para dançar baiana, que ao bom filho de Salvador naturalmente não poderiam escapar. Já foi capa da revista Starwax Magazine na França e também convidado pelo programa “Manos e Minas” da TV Cultura a apresentar a sua coleção de LP’s no quadro “Discoteca Básica”. Esteve presente na primeira temporada da série “Rota do Vinil”, exibida no canal Music Box Brasil.
Baiano de Salvador, o DJ Meu Caro Vinho iniciou o seu trabalho de pesquisa musical durante o curso de Letras, quando percebeu que artistas populares da música brasileira eram menosprezados pela crítica: “Na falta de um material, comecei a fazer clipping e disponibilizava o acervo em um blog”. Ao fixar residência em São Paulo, foi convidado a ser um dos colunistas do blog “Os Entendidos” para falar de música. A visibilidade da coluna “Nossa Senhora do Comeback” alocada na Revista Fórum atraiu interesse de DJ’s e radialistas e começaram a pintar convites para discotecar na noite paulista. Já passou pela boate “Aloka”, pelo projeto “Gosto Pessoal” no Bar Brahma, no programa “Diggin'”, na EP TV Musical apresentando um set de axé music, “Baile do LP” em Londrina, “Oficina de Macacos” em Araçatuba, e pelas rádios web “BSD” em Jundiaí e “New Black SP” em Franco da Rocha, sempre privilegiando a boa música brasileira diretamente de sua coleção de discos.
Sobre o Tutu DJs
O coletivo Tutu Djs surgiu em dezembro de 2002, em Ribeirão Preto, da reunião de um grupo de DJs, com intuito de trazer música diferenciada à cena cultural, prezando pela pesquisa e diversidade musical. O grupo itinerante se tornou referência por essa característica, atraindo um público interessado em novas experiências sonoras em casas de shows, eventos de rua e ocupações provisórias valorizando espaços públicos, patrimônios históricos e culturais, associados a dança, música, cinema, arte e entretenimento. Dentre os ritmos estão a música brasileira em todas suas vertentes, hip hop, original funk & soul, 80’s, 90’s, boggies, disco, pop, jazz e latinas. Além do Tutu DJs Fest, o coletivo realiza na cidade eventos como Tutu Baixada, Tutu Central e Bloco Tutu Djs.
O coletivo já dividiu palco com nomes importantes como Dj Hum, Dj Pogo (UK), DJ Marco, DJ Cinara, Simoninha e Max de Castro, Francisco El Hombre, Duquesa e Omar Coleman (EUA). O nome Tutu vem do disco de Miles Davis, uma grande influência para o coletivo por ser um artista inquieto e envolvido em múltiplas vertentes da música, seja ela jazz, pop ou underground.
SERVIÇO
Tutu DJs Fest
Data: dia 05 de abril
Horário: das 15h às 22h
Local: Teatro de Arena de Ribeirão Preto – Praça Alto do São Bento, s/nº, Ribeirão Preto (SP).
Os ingressos estão disponíveis no site Duoticket, a R$ 30 + taxa e lote promocional limitado.
Acompanhe as atualizações sobre o evento no Instagram: @tutudjs.

Publicar comentário