
Lançamento de livro e Cine Fórum movimentam o fim de semanana Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto (SP), 12 de fevereiro de 2025 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto recebe duas atividades gratuitas neste final de semana em sua sede, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81). Nesta sexta-feira, dia 14/2, às 19h, acontece o lançamento do livro “Infértil desejo”, da escritora e produtora cultural Juliana Judice, seguido de uma roda de conversa, mediada por Flávia Mantovani. No sábado, 15 de fevereiro, às 18h, será realizado mais um encontro do Cine Fórum, com a exibição do filme “Veludo Azul”, de David Lynch. Todas as atividades abertas ao público.
“Infértil desejo”

Para a produção de seu segundo livro, a escritora Juliana Judice dedicou dois anos para pesquisar suas próprias dores e as de outras mulheres, buscando compreender o motivo do abuso e amor estarem frequentemente interligados. “É surpreendente perceber como que o patriarcado atua sobre os relacionamentos amorosos para além da norma heterossexual. As mulheres sofrem abusos psicológicos, vindo de um conceito machista estrutural, em vários tipos de relacionamento”, comenta a escritora que espera que o livro possa conscientizar as pessoas que estão colaborando para esse sistema de colonização dos afetos, em muitos casos, sem ao menos perceber. “Principalmente os relacionamentos homoafetivos entre mulheres, onde não se espera encontrar ações patriarcais, elas ficam escondidas, no ponto cego, e isso é muito prejudicial para a saúde mental, precisamos dar luz a isso”, explica. O lançamento contará também com um bate-papo com a escritora e historiadora, Flávia Mantovani, sobre poesia, feminismo, mundo LGBTQIAP+ e as dificuldades em ser mulher e se relacionar com outra mulher na sociedade atual.
Cine Fórum

Os fãs de David Lynch e seu estilo característico, o “Lynchiano”, poderão assistir e debater sobre uma nova versão de um dos grandes clássicos do diretor, o “Veludo Azul”, de 1986. O filme será exibido no Cine Fórum desse sábado (15/2), às 18 horas, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O encontro é coordenado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro.
O filme “Veludo Azul” já foi apresentado no Cine Fórum durante sua realização no Instituto A Fábrica, em 2012, e a exibição sempre foi um desejo antigo dos Gêmeos do Cinema. A edição que será exibida é exclusiva, com muitas cenas adicionadas que não estão disponíveis em serviços de streaming, cinemas ou Blu-ray. “Essa nova versão muda muito o filme, incluindo a perspectiva do protagonista e a inclusão de novos personagens que foram cortados”, revela Marcos de Castro.
Além disso, a escolha do longa é um tributo ao diretor David Lynch, que faleceu em janeiro deste ano e é amplamente reconhecido por seus filmes surrealistas e por desenvolver seu próprio estilo cinematográfico, o “Lynchano”. “Quando falamos de David Lynch, sabemos que precisamos utilizar nosso imaginário para interpretar o simbolismo de seus filmes”, comenta André de Castro.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “Infértil desejo”, de Juliana Judice
Data e horário: 14/02 (sexta) | 19h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Cine Fórum
Exibição da versão inédita do filme “Veludo Azul” (1986)
Data e horário: 15/02 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.