Último dia da exposição Inventário terá visita guiada, bate-papo e café com os artistas

Read Time:2 Minute, 45 Second

Evento no Museu Casa da Memória Italiana é gratuito e aberto ao público em geral

Para marcar o encerramento da exposição Inventário, com obras de Nilton Campos e Rosa Esteves, o Museu Casa da Memória Italiana de Ribeirão Preto (SP) realiza, neste sábado (1º/02), às 10h, uma visita guiada especial seguida por bate-papo e café com os artistas, que abordarão os processos da mostra, a produção de obras e ocupação do Museu com as propostas artísticas. A entrada é gratuita, sem inscrição prévia.

 

Com curadoria institucional de Gabriel Azarias, cogestor do museu, a mostra realizada em parceria com o MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), integra a programação do 49º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (SARP).

 

Dez anos após realizarem o inventário, ou seja, o levantamento de todos os móveis, itens decorativos e objetos utilitários do imóvel que depois se tornaria o Museu, os técnicos e artistas Nilton Campos e Rosa Esteves foram convidados a olhar para a casa novamente e, a partir de suas produções artísticas, trazerem novos questionamentos para esse lugar, para quem já o habitou, quem hoje o adentra e quem ali nunca esteve de fato.

 

Os artistas

 

Nilton Campos é artista visual, arquiteto e urbanista, e conservador de obras de arte. Trabalha na gestão do MARP e na coordenação do educativo do museu, desde 2002. Realiza curadorias, expografias e outros projetos junto ao MARP e outras instituições.

 

Rosa Esteves é artista visual e museóloga, desenvolve um trabalho diversificado nas áreas de fotografia, gravura, livro de artista, objeto escultórico e performance. Sua produção artística investiga o universo feminino, explorando arquétipos que se relacionam com o corpo feminino na arte. Além disso, seu trabalho aborda questões sobre os efeitos do tempo no corpo e na memória corporal, oferecendo discussões a partir de uma perspectiva autobiográfica. A artista realizou 24 exposições individuais e participou de mais de cem exposições coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

Sobre o Museu

 

O Museu Casa da Memória Italiana, localizado na região central de Ribeirão Preto (SP), segue em atividade por meio da gestão do Instituto Casa da Memória Italiana, uma entidade privada, sem fins lucrativos.

 

Em setembro de 2014, o imóvel localizado na Rua Tibiriçá, nº 776, foi doado por Edilah de Faria Lacerda Biagi, Maurílio Biagi Filho e Weimar Marchesi de Amorim ao Instituto, fundado com o objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu.

 

O Museu Casa da Memória Italiana desenvolve atividades de preservação do acervo, de pesquisa sobre a edificação e os moradores, de visitas mediadas, de exposição de arte contemporânea, de oficinas e o Concerto de Natal, entre outras ações, por meio de projetos culturais de incentivo fiscal, patrocínios e doações.

 

São realizadas visitas (agendar com antecedência) às quintas e sextas-feiras, às 15h e aos sábados, às 10h e 11h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo (16) 3904-2750 / (16) 99760-9946 (WhatsApp). Saiba mais: www.casadamemoriaitaliana.com.br.

 

SERVIÇO

Visita guiada especial à exposição Inventário

Quando: sábado (dia 01/02), às 10h.

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia

Local: Museu Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, nº 776, Centro, Ribeirão Preto-SP)

Informações: (16) 3904-2750, (16) 99760-9946 (WhatsApp) ou e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights