Fundação do Livro e Leitura anuncia agenda cultural de setembro

Read Time:6 Minute, 1 Second

A tradicional agenda mensal da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto tem início nesta quarta-feira (4/9), com o Sarau dos Médicos, Escritores e Amigos, às 20h. As atividades são todas gratuitas e abertas ao público

Ribeirão Preto (SP), 4 de setembro de 2024 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto preparou uma agenda gratuita com diversas atividades culturais para o mês de setembro. A primeira delas acontece nesta quarta-feira (4/9), às 20h, com o Sarau do Grupo de Médicos, Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento. O encontro é aberto à população e acontece na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América). A participação é gratuita.

O sarau é voltado para os amantes da cultura, especialmente da literatura, mas está sempre de portas abertas para receber músicos e artistas de outras expressões. “Apesar da diversidade cultural, nosso grupo é o único em Ribeirão Preto que se dedica prioritariamente à literatura. É uma turma que apoia diversas pessoas que antes não escreviam e passaram a escrever, ou que eram leitores ocasionais e agora leem com mais frequência”, explica o coordenador do grupo, o escritor e médico, Nelson Jacintho.

Palestra exclusiva
Na quinta-feira (5/9) os alunos do 6º ano, 9º ano e 1º colegial da Escola Genoveva Vieira de Vitta, em São Joaquim da Barra, participam da palestra “Transformando realidades: como adolescentes podem enfrentar o bullying e lidar com o racismo”. A atividade será apresentada pela psicóloga Hellen Damas Martins e é realizada em parceria com a Usina Alta Mogiana.

A psicóloga conta que planejou conversar com os jovens sobre os temas da palestra — bullying e racismo — de maneira prática, sem entrar apenas na teoria. “A ideia é trazer essas questões para a realidade deles e, em seguida, propor alguma dinâmica. Sempre colocando-os em situações que os façam refletir sobre as temáticas,” explica Hellen. Ela também revela que pretende sensibilizar os alunos com duas palestras diferentes. Para os mais novos, do 6º ano, a abordagem será mais sutil. “Já para os mais velhos, o foco será o futuro, conscientizando-os sobre a responsabilidade das ações que tomarão quando adultos,” completa.

Cine Fórum em dose dupla

Pela primeira vez no ano, a Fundação do Livro e Leitura promoverá dois encontros do Cine Fórum. As queimadas e a fumaça que cobriram Ribeirão Preto no dia 24 de agosto (sábado) levaram ao cancelamento de várias atividades, incluindo o encontro que estava programado para essa data. Assim, a exibição e o debate do filme “Um Lugar para Annie”, de 1994, foram remarcados para o primeiro sábado de setembro (7/9), às 18h, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Ainda neste mês, será realizado o Cine Fórum com o filme argentino “O Cachorro”, de 2004. O encontro será no dia 28 de setembro, às 18h, também na sede da Fundação. Organizado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, a atividade é gratuita e aberta ao público.

A produção independente da Argentina busca trazer o estilo neorrealista ao cinema, utilizando atores amadores. “Os atores são pessoas de um vilarejo na Patagônia, o que confere um toque mais realista aos personagens. Embora isso possa ser arriscado, o diretor Carlos Sorín consegue imprimir tanta humanidade que é impossível não se emocionar com o filme,” comenta Marcos de Castro.

Ele ainda revela que os filmes programados para setembro são produções mais emocionantes, em contraste com os exibidos nos meses de maio, junho e julho, que abordaram temas mais intensos como revoluções, guerra e pós-guerra, sexualidade e erotismo. “Embora os filmes de setembro também tragam emoções fortes, eles são voltados para a esperança na humanidade. Queremos criar um equilíbrio de sentimentos com o público,” acrescenta.

Diferente de outras produções que exploram a imagem do cachorro, como “Marley e Eu” e “Sempre ao Seu Lado”, o filme de Carlos Sorín apresenta o animal como um amuleto de sorte na vida de Juan Villegas. “Sorín aborda o papel dos cachorros de uma forma diferente, destacando a sorte que eles trazem para a vida das pessoas. Ele mostra que, mesmo em um lugar que enfrenta momentos delicados, isso não é desculpa para deixar de olhar para o próximo com ternura, educação e respeito,” reforça André.

Sarau Odilon

Outro destaque da programação de setembro, o Sarau Odilon será realizado no dia 14 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Quintino Facci II (Rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II). Aberto ao público e gratuito, o sarau contará com uma apresentação de dança africana pela Cia Balé de Pé no Chão.

Cia Balé de Pé no Chão nasceu através das atividades dos alunos da oficina de dança afro-brasileira, realizada no Centro Cultural desde 2016. Valorizando as tradições e a expressividade da cultura afro-brasileira, a companhia é reconhecida por suas performances vibrantes e envolventes. As apresentações incorporam referências das danças africanas, combinando a força, a energia e o encanto dos movimentos com coreografias que homenageiam e celebram a ancestralidade.

O Sarau Odilon tem como objetivo promover rodas de poemas e conversas, além de apresentações artísticas e exposições. É um tributo a Odilon Ramos de Oliveira, que viveu em Ribeirão Preto pouco tempo após o fim da escravidão no Brasil.

SERVIÇO:
Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento

Data e horário: 04/09 (quarta) | 20h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Palestra
Transformando Realidades: como adolescentes podem enfrentar o bullying e lidar com o racismo, com Hellen Damas Martins
Data e horário: 5/09 (sábado) | 12h, 13h e 14h30
Local: Auditório da Escola Genoveva Vieira de Vitta (rua Rio Grande do Norte, 1697, em São Joaquim da Barra)
Exclusivo aos alunos

Cine Fórum 1
Exibição do filme “Um lugar para Annie” (1994)
Data e horário: 07/09 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Sarau Odilon “Danças Africanas”
Com a Cia Balé de Pé no Chão
Data e horário: 14/09 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito

Cine Fórum 2
Exibição do filme “O Cachorro” (2004)
Data e horário: 28/09 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
error

Visite as nossas redes sociais

Instagram
Tiktok
Verified by MonsterInsights