Fundação do Livro e Leitura anuncia agenda cultural de setembro
A tradicional agenda mensal da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto tem início nesta quarta-feira (4/9), com o Sarau dos Médicos, Escritores e Amigos, às 20h. As atividades são todas gratuitas e abertas ao público
Ribeirão Preto (SP), 4 de setembro de 2024 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto preparou uma agenda gratuita com diversas atividades culturais para o mês de setembro. A primeira delas acontece nesta quarta-feira (4/9), às 20h, com o Sarau do Grupo de Médicos, Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento. O encontro é aberto à população e acontece na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América). A participação é gratuita.
O sarau é voltado para os amantes da cultura, especialmente da literatura, mas está sempre de portas abertas para receber músicos e artistas de outras expressões. “Apesar da diversidade cultural, nosso grupo é o único em Ribeirão Preto que se dedica prioritariamente à literatura. É uma turma que apoia diversas pessoas que antes não escreviam e passaram a escrever, ou que eram leitores ocasionais e agora leem com mais frequência”, explica o coordenador do grupo, o escritor e médico, Nelson Jacintho.
Palestra exclusiva
Na quinta-feira (5/9) os alunos do 6º ano, 9º ano e 1º colegial da Escola Genoveva Vieira de Vitta, em São Joaquim da Barra, participam da palestra “Transformando realidades: como adolescentes podem enfrentar o bullying e lidar com o racismo”. A atividade será apresentada pela psicóloga Hellen Damas Martins e é realizada em parceria com a Usina Alta Mogiana.
A psicóloga conta que planejou conversar com os jovens sobre os temas da palestra — bullying e racismo — de maneira prática, sem entrar apenas na teoria. “A ideia é trazer essas questões para a realidade deles e, em seguida, propor alguma dinâmica. Sempre colocando-os em situações que os façam refletir sobre as temáticas,” explica Hellen. Ela também revela que pretende sensibilizar os alunos com duas palestras diferentes. Para os mais novos, do 6º ano, a abordagem será mais sutil. “Já para os mais velhos, o foco será o futuro, conscientizando-os sobre a responsabilidade das ações que tomarão quando adultos,” completa.
Cine Fórum em dose dupla
Pela primeira vez no ano, a Fundação do Livro e Leitura promoverá dois encontros do Cine Fórum. As queimadas e a fumaça que cobriram Ribeirão Preto no dia 24 de agosto (sábado) levaram ao cancelamento de várias atividades, incluindo o encontro que estava programado para essa data. Assim, a exibição e o debate do filme “Um Lugar para Annie”, de 1994, foram remarcados para o primeiro sábado de setembro (7/9), às 18h, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
Ainda neste mês, será realizado o Cine Fórum com o filme argentino “O Cachorro”, de 2004. O encontro será no dia 28 de setembro, às 18h, também na sede da Fundação. Organizado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, a atividade é gratuita e aberta ao público.
A produção independente da Argentina busca trazer o estilo neorrealista ao cinema, utilizando atores amadores. “Os atores são pessoas de um vilarejo na Patagônia, o que confere um toque mais realista aos personagens. Embora isso possa ser arriscado, o diretor Carlos Sorín consegue imprimir tanta humanidade que é impossível não se emocionar com o filme,” comenta Marcos de Castro.
Ele ainda revela que os filmes programados para setembro são produções mais emocionantes, em contraste com os exibidos nos meses de maio, junho e julho, que abordaram temas mais intensos como revoluções, guerra e pós-guerra, sexualidade e erotismo. “Embora os filmes de setembro também tragam emoções fortes, eles são voltados para a esperança na humanidade. Queremos criar um equilíbrio de sentimentos com o público,” acrescenta.
Diferente de outras produções que exploram a imagem do cachorro, como “Marley e Eu” e “Sempre ao Seu Lado”, o filme de Carlos Sorín apresenta o animal como um amuleto de sorte na vida de Juan Villegas. “Sorín aborda o papel dos cachorros de uma forma diferente, destacando a sorte que eles trazem para a vida das pessoas. Ele mostra que, mesmo em um lugar que enfrenta momentos delicados, isso não é desculpa para deixar de olhar para o próximo com ternura, educação e respeito,” reforça André.
Sarau Odilon
Outro destaque da programação de setembro, o Sarau Odilon será realizado no dia 14 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Quintino Facci II (Rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II). Aberto ao público e gratuito, o sarau contará com uma apresentação de dança africana pela Cia Balé de Pé no Chão.
A Cia Balé de Pé no Chão nasceu através das atividades dos alunos da oficina de dança afro-brasileira, realizada no Centro Cultural desde 2016. Valorizando as tradições e a expressividade da cultura afro-brasileira, a companhia é reconhecida por suas performances vibrantes e envolventes. As apresentações incorporam referências das danças africanas, combinando a força, a energia e o encanto dos movimentos com coreografias que homenageiam e celebram a ancestralidade.
O Sarau Odilon tem como objetivo promover rodas de poemas e conversas, além de apresentações artísticas e exposições. É um tributo a Odilon Ramos de Oliveira, que viveu em Ribeirão Preto pouco tempo após o fim da escravidão no Brasil.
SERVIÇO:
Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento
Data e horário: 04/09 (quarta) | 20h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Palestra
Transformando Realidades: como adolescentes podem enfrentar o bullying e lidar com o racismo, com Hellen Damas Martins
Data e horário: 5/09 (sábado) | 12h, 13h e 14h30
Local: Auditório da Escola Genoveva Vieira de Vitta (rua Rio Grande do Norte, 1697, em São Joaquim da Barra)
Exclusivo aos alunos
Cine Fórum 1
Exibição do filme “Um lugar para Annie” (1994)
Data e horário: 07/09 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sarau Odilon “Danças Africanas”
Com a Cia Balé de Pé no Chão
Data e horário: 14/09 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito
Cine Fórum 2
Exibição do filme “O Cachorro” (2004)
Data e horário: 28/09 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.