Programação da 23ª FIL será lançada no dia 5 de julho em Ribeirão Preto
A 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) vai movimentar a cidade entre os dias 1º e 11 de agosto, com o tema central “Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua”. A agenda completa da feira será oficialmente apresentada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – instituição realizadora do evento – nesta sexta-feira, 5 de julho, com receptivo a partir das 9h e lançamento, às 10h para autoridades, imprensa e convidados, no auditório do Sesc de Ribeirão Preto (Rua Tibiriçá, 50), entidade parceira.
Durante o encontro, a diretoria da Fundação apresentará as novidades que foram planejadas para o evento, que contempla cerca de 400 atividades distribuídas em 20 locais, entre salões de ideias, conferências, sessões de bate-papo com escritores premiados, espetáculos musicais, teatrais e circenses, oficinas, encontros com autores, lançamentos de livros, palestras e várias outras atrações. “Sempre trabalhamos para entregar à população de Ribeirão Preto e região oportunidades diversificadas de atividades que privilegiam a literatura e a cultura de modo geral. De crianças a idosos, os visitantes encontrarão na 23ª FIL uma agenda diversificada e criativa, com espaço para reflexão de vários assuntos interligados”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.
Na proposta trazida para esta 23ª edição, a FIL convida os visitantes a uma imersão literária e artística plural durante 11 dias. De acordo com Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora da feira, a ampla programação pretende desvendar os desdobramentos da literatura e da humanidade nestes mais de 500 anos. “Do épico texto de Camões aos dias de hoje se destacam os cotidianos poéticos que podem ser vistos nos poemas de Ferreira Gullar, na literatura crítica de Sueli Carneiro, nas batalhas de rua dos slam. É este trajeto que pretendemos percorrer”, comenta.
Neste ano, a Feira Internacional do Livro também vai celebrar os 150 anos da imigração italiana e os 200 anos da imigração alemã no Brasil. A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, explica que a FIL está sendo preparada com um olhar múltiplo para as diversas vertentes da literatura e de manifestações artísticas. “Vamos manter nossa linha multicultural nesta 23ª edição, buscando atrair todos os perfis de leitores e elevar os índices de leitura do nosso país”.
O lançamento oficial da programação da 23ª FIL terá ainda café da manhã, a partir de 9h, e visita à exposição “Sonhos Yanomami”, da artista plástica Cláudia Andujar, instalada no Sesc.
Homenageados
Os autores homenageados desta 23ª FIL são Ferreira Gullar (escritor, in memorian), Carlos de Assumpção (escritor), Perce Polegatto (autor local), Sueli Carneiro (autora Educação) e Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil). O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, é o patrono do evento.
Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP
Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient
Patrocínio Ouro: Arteris
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan
Instituição Cultural: Sesc
Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.
Sobre a FIL
A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.