Cobre presente nas tubulações dos chuveiros podem danificar os cabelos
Mesmo com todos os cuidados, os cabelos teimam em não apresentar o brilho e a vitalidade desejados. Além dos fatores comuns como exposição solar excessiva, banhos mais quentes no inverno e uso frequente de produtos químicos, há um vilão oculto que pode estar contribuindo para o ressecamento e danos capilares: o cobre presente nas tubulações das residências, ou seja, os canos dos chuveiros.
O cobre presente nos canos dos chuveiros pode reagir com os produtos químicos da água, como cloro e outros tratamentos de purificação. Essa ocorrência química pode resultar na formação de compostos que são prejudiciais para a saúde dos cabelos, tornando-os secos, quebradiços e sem brilho.
A descoberta tem como base um estudo produzido pela empresa Proctor & Gamble e publicado no “The International Journal of Cosmetic Science”, que apontou que o cobre, presente em tubulações de residências mais antigas, pode liberar resíduos na água, afetando a saúde e a vitalidade dos fios. “O cobre acaba sendo projeducial não apenas para as mulheres que fazem colorações constantes, mas ele pode, gradualmente, acumular-se nos fios, resultando em cabelos sem brilho e propensos a frizz”, alerta.
Segundo Eliane Pavini, para evitar o problema, algumas medidas simples podem ser adotadas em casa, como o uso de óleos capilares antes da lavagem e a incorporação de um shampoo de limpeza profunda a cada quinze dias. A hairstylist destaca ainda a necessidade de hidratações profundas após esses procedimentos.