Sake brasileiro premiado internacionalmente é lançado no mercado
De alto padrão, bebida que ganhou prêmio de excelência no Milano Sake Challenge 2023, foi desenvolvida pelo laboratório de inovação BHL, em collab com a Budweiser.
O sake, bebida milenar ícone do Japão, tem uma nova versão brasileira de alto padrão lançada no mercado. Desenvolvido no Brasil em uma parceria da Budweiser com o laboratório de inovação BHL (Beverage Hack Lab), o Sake Budweiser, com um design sofisticado em sua embalagem, está disponível para compra via aplicativo Zé Delivery em algumas regiões de São Paulo.
Lançado inicialmente em concursos internacionais, o sake brasileiro ganhou a medalha de Platina no Milano Sake Challenge 2023, realizado em Milão (Itália), um dos mais importantes e respeitados concursos de Sake do mundo. Do tipo Honjozo, que tem como características a refrescância, o aroma discreto e 10% de adição de álcool destilado em sua composição, o Sake Budweiser é uma bebida estilo premium desenvolvida pelo BHL por meio de um processo inédito: os grãos receberam 30% de polimento e ganharam a mais alta qualidade, servindo de insumo principal para a fermentação da bebida por meio do método ortodoxo japonês.
“Trata-se de um longo processo, demorado e meticuloso. A fermentação acontece com o tradicional fungo koji a uma temperatura próxima de zero grau, o que traz sabores delicadamente complexos”, explica José Virgílio Braghetto Neto, fundador e gestor do BHL.
De acordo com ele, o sabor surpreendente é alcançado graças ao cuidado na seleção e polimento do arroz, a qualidade dos demais ingredientes – incluindo o fungo específico, Koji, – e aos mínimos detalhes do processo de fermentação.
Produzido com água, arroz e leveduras específicas, o sake é uma bebida japonesa milenar que ainda hoje é ligada às tradições e arrasta em sua história muitos simbolismos. Mesmo ainda longe de ter a popularidade da cerveja ou do vinho, o saquê vem encontrando um público fiel e sedento por qualidade no Brasil. Muito disso deve-se às “sakeritas”, drinks adaptados com saquê e frutas que estrelam o cardápio de bares e restaurantes e à curiosidade crescente por bebidas fermentadas.
Assim, o sake ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro. De 2012 a 2022, houve um aumento de 296% no consumo do fermentado, segundo a Associação Japonesa de Fabricantes de Saquê e Shochu. Dados do governo japonês indicam que, de 2020 para cá, a importação de sake no Brasil subiu cerca de 20% ao ano, podendo ultrapassar 250 mil litros até o fim de 2023.
Mitos e verdades sobre o sake
Mesmo com o interesse crescente pela bebida, há muitos mitos e verdades rondando seu consumo, história e método de fabricação. Veja alguns:
- Sake é um destilado: não, o sake é produzido por meio da fermentação do arroz, com leveduras específicas.
- Sake é uma bebida forte: Isso não é necessariamente verdade, já que o teor alcoólico da bebida varia de 14% a 20%, semelhante ao vinho.
- Sake só deve ser servido gelado: Embora essa forma seja popular em algumas ocasiões, a temperatura ideal da bebida depende do seu tipo. Alguns são melhores frios, enquanto outros são melhores em temperatura ambiente ou levemente aquecidos.
- Todos os sakes têm um sabor forte e seco: Existem muitos tipos de sabores distintos, desde suaves e frutados até ricos e complexos. A doçura e o sabor do sake dependem do tipo de arroz utilizado, do tipo de levedura e do método de fermentação, entre outros fatores.
- Sake é apenas para ser bebido puro: Embora puro seja delicioso por si só, muitas pessoas usam o sake em coquetéis e outras bebidas mistas. Ele também é usado na culinária japonesa como ingrediente em molhos e marinadas.
Sobre o BHL
O BHL – Bev Hack Lab – é um braço do CIT – Centro de Inovação Tecnológica da Ambev, com mindset de garagem de inovação e 100% experimental. O laboratório conta com uma equipe enxuta de cientistas e é responsável por pesquisas e desenvolvimento de produtos que andam à margem do principal mercado consumidor de bebidas, com novos olhares para o consumo através de experiências que impactam positivamente a vida dos consumidores.