Matheus Sartor é bicampeão da temporada Ultimate Drift 2023 e Dudu vence a 9ª e última etapa do campeonato encerrado em Ribeirão Preto
Com uma vitória confortável pela classificação em todas as etapas, Matheus Sartor, venceu o campeonato e se tornou bicampeão, 2021 e 2023. Já o 1º lugar nesta 9ª etapa da disputa, foi Carlos Eduardo Dornelles Niehues, o Dudu
Emoções à flor da pele na disputa final do Ultimate Drift 2023 deste domingo, 19. Teve sol, chuva, calor, frio e muita adrenalina. Como já era esperado, o título de campeão brasileiro foi para o gaúcho, de Porto Alegre, Matheus Sartor, de 27 anos. No campeonato, que começou nos dias 01 e 02 de abril em Piracicaba (SP), o piloto ficou como líder na tabela de classificação com quatro vitórias em nove etapas disputadas e 598 pontos conquistados, obtendo assim uma vantagem confortável de 173 pontos para o 2º colocado.
“Eu faço Drift há 7 anos. Comecei com um ‘chevetinho’, e logo no meu terceiro ano de disputa, já fiquei em 2º lugar, algo que ninguém com um Chevette conseguia. Em 2021 eu venci o torneio e agora, aos 27 anos, conquistei o bicampeonato”, comemorou Sartor, que resumiu o que acredita ter sido a diferença na sua vitória. “Este ano eu vim com um carro bem mais preparado, para não me deixar na mão, e deu certo! Algo que me ajuda muito é que eu sou bem calculista, não sou daqueles pilotos que se arrisca demais, eu sou bem reloginho.”
Pela segunda vez, Ribeirão Preto sediou a final do campeonato Ultimate Drift, no Estádio Palma Travassos (Comercial) – 8ª e 9ª etapas da categoria profissional do campeonato que rodou o Brasil. Mais de 40 pilotos disputaram o título esse ano.
A final da 9ª etapa ficou entre Carlos Eduardo Dornelles Niehues, o Dudu, 17 anos, de Itajaí, Santa Catarina, que disputou com Erick Medici, e venceu em Ribeirão Preto. “Meu carro teve sete vezes problemas no câmbio no dia de ontem. Mas eu sei que Deus é comigo. E hoje choveu, mostrando que eu mando bem na chuva”, falou ele bem emocionado, ao lado do pai Jarderson Fernandes Niehues, em meio ao podium. Por várias vezes, Dudu foi chamado de ‘piloto da chuva’.
Piloto internacional
Outro destaque do Ultimate Drift foi o chileno Franklin Reyes, que trouxe a avalanche da torcida chilena na última etapa, pilotando o seu espetacular Cefiro A31. Ele conquistou o público brasileiro com seu talento e carisma.
Franklin Reyes percorreu 5.000 km do Chile até o Brasil, dirigindo uma van e com seu Cefiro em uma ‘carretinha’, para disputar todas as etapas do circuito brasileiro do Ultimate Drift 2023. Ele tem nove títulos de campeão chileno e esse foi o segundo ano que disputou o campeonato aqui no Brasil. “É desafiador competir no Brasil, pois no Chile a minha única forma de treino é nas ruas, pois lá não tem um lugar específico para os treinos. Chegar a uma semifinal foi emocionante.”
Expectativas superadas
Sucesso de público e com uma competição de alto nível, o organizador do Ultimate Drift, Rodrigo Guerra, comemorou o encerramento da 9ª etapa em Ribeirão Preto. “Esse ano a Ultimate Drift teve uma evolução muito grande e superou todas as expectativas. Tivemos patrocinadores felizes com o crescimento da categoria do Drift no Brasil.”
Segundo Rodrigo Guerra, vem novidades em 2024. “Encerramos 2023 em Ribeirão Preto com chave de ouro, foi fantástico, e já vamos começar os projetos para o calendário do ano que vem. Estamos com as próximas etapas já quase definidas, logo vamos apresentar o calendário 2024 com etapas novas em regiões novas. Vamos ter um ano melhor que foi esse que já foi marcante na história do Drift”, finaliza ele.
TABELA PODIUM
9ª ETAPA
1º lugar: Carlos Eduardo Dornelles Niehues (Dudu)
2º lugar: Érick Medici
3º lugar: Jorge Garcia
4º lugar: Franklin Reyes
5º lugar: Gustavo Cavalcanti (Gustavinho Radical)
CAMPEONATO GERAL
1º lugar: Matheus Sartor
2º lugar: João Barion (Sheriff Barion)
3º lugar: Márcio Vieira (Márcio Kabeça)
4º lugar: Carlos Eduardo Dornelles Niehues (Dudu)
5º lugar: Gustavo Cavalcanti (Gustavinho Radical)