Atividades culturais gratuitas acontecem de 8 a 14 de abril na cidade de São Paulo
Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura terá eventos diversos pela cidade com o intuito de despertar, desenvolver e estimular o interesse de cr必利勁
ianças, jovens e adultos
A 12° Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo deste ano acontece de 10 a 14 de abril, com abertura no Theatro Municipal, no dia 10, às 13h. O tema central é “Igualdade e respeito às diferenças”.
O evento gratuito, que já é tradicional na cidade paulistana, terá atrações nos formatos presencial e online. A pré-abertura, o “Esquenta!”, será no dia 8 de abril, em Pirituba, na região Noroeste, no Parque Gran Reserva, das 14h às 18h, com apresentações musicais, contação de histórias, teatro, poemas musicais, palhaço Zig Zag, pintura de rosto, pipoca e algodão doce.
As atividades incluem ações de entidades, organizações sociais, empresas e qualquer instituição interessada em realizar programações independentes integrando o projeto. A Semana tem a proposta de despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos. E vão acontecer em escolas, bibliotecas, parques, unidades do Sesc, Unibes, Museu da Língua Portuguesa, Centro Cultural São Paulo, aldeia indígena, orfanato e asilo, entre outros locais, de 10 a 14 de abril. A programação terá contação de histórias, visitas monitoradas, apresentação de filmes, saraus, distribuição de livros. Também haverá a programação online, como lives com escritores, musicais, filmes, contação de histórias e muito mais.
Entre as atrações já estão confirmadas a participação de A Turma da Mônica e uma breve saudação do Maurício de Sousa em vídeo, apresentação de balé e musical de escolas municipais, do Coral Banda de Garagem (professores da rede pública de Campo Limpo), Quarteto de Cordas do Instituto Bacarelli, Coral de Indígenas, palestra musical “Africanidade” e apresentação do Grupo Crianceiras.
Na abertura do evento, no Theatro Municipal, o público esperado é de 1,4 mil pessoas, 1,2 mil alunos da rede pública de ensino, além de professores e bibliotecários. “Muitos deles nunca entraram em um teatro”, comenta o vereador. Foram convidados para a abertura o prefeito Ricardo Nunes, os secretários municipais Fernando Padula (Educação), Aline Torres (Cultura) e Silvia Grecco (Pessoa com Deficiência).
A Semana, que é lei municipal, foi criada a partir da Lei nº 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB). O evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, realizado pelo gabinete do vereador em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência.
“A ideia é justamente difundir a lei da Semana de Leitura para que ela possa ser replicada cada vez mais. O maior mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece aos moradores oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma o vereador. Ele lembra que, segundo o Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 2,4 livros por ano, enquanto pesquisas internacionais apontam que os franceses leem 21 livros por ano e os canadenses leem 12.
Programação
12° Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura
Lei nº 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB)
De 10 a 14 de abril de 2023
Esquenta!
8 de abril – das 14h às 18h
Parque Gran Reserva – Avenida Aparecida do Rio Negro, s/nº
Abertura
10 de abril – 13h
Theatro Municipal de São Paulo (encerramento previsto para 17h)
Somente para alunos e professores da rede pública e convidados
Encerramento
14 de abril – 13h
Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
A programação completa da Semana está no link: https://estudoeleitura.com.br/agenda-sel/
Confira e acompanhe:
www.instagram.com/estudo_leitura