Série de Podcast relembra histórias do jornalismo do interior de São Paulo
A partir desta segunda-feira, 05 de dezembro, será possível relembrar a época de ouro do jornalismo do interior de São Paulo, na série especial do podcast Juliana Rangel News “Jornalistas do interior”, no canal do YouTube e no Spotify. Com o intuito de resgatar as boas histórias dos últimos 30 anos de Ribeirão Preto e região, a jornalista Juliana Rangel convidou João Carlos Borda, hoje repórter da CNN; Chico Ferreira e Flávia Chiarello, âncoras do SP Record Ribeirão; Eliane Silva, repórter do Globo Rural; e Jucimara de Pauda, ex-repórter do extinto Jornal A Cidade, para contarem suas trajetórias entre os veículos impressos e emissoras de TV da época.
“Dividido em quatro episódios, busquei nomes que fizeram parte da história de um período em que Ribeirão Preto e região, chegou a ter seis jornais circulando diariamente, as TVs, que hoje ainda seguem, e toda uma presença jornalística muito forte”, explica Juliana Rangel.
Cada episódio abordará momentos que marcaram a carreira desses profissionais, em seus respectivos veículos, além de muitas histórias relembradas. “Precisamos deixar registrado o que Ribeirão Preto já foi na comunicação. Eu vivi essa época quando repórter do Jornal A Cidade e sei o quanto foi um tempo em que a região de Ribeirão Preto ficava em evidência por tantos veículos de comunicação que, hoje, por conta de tecnologias e mudanças, a maioria, infelizmente, não existe mais”, reforça a jornalista, que apresenta o podcast.
NOMES DE PESO
Juliana Rangel conta que não foi fácil escolher os primeiros nomes para essa série, que terá continuação em 2023. “Ribeirão Preto é um reduto dos bons jornalistas, que começaram aqui e, hoje, estão nos maiores veículos e empresas”, afirma ela.
O primeiro episódio do podcast será com um dos grandes nomes da região de Ribeirão Preto, João Carlos Borda, que foi repórter de rede da EPTV, afiliada da Rede Globo e que atualmente está na CNN. Borda sempre teve uma pegada investigativa e, muitas vezes, um tom irónico nas suas reportagens exclusivas. Em um dos trechos que vai ao ar no dia 05, às 19h, ele relembra as ligações anônimas e o risco que corria ao ir ao encontro dessas fontes em busca de provas.
“Em uma dessas ligações, mandaram eu ir para um posto de gasolina, em tal dia e tal horário. Parecia cena de filme. Mandaram eu ficar dentro do carro, fiquei sentadinho no meu ‘fiestinha’. Parou um carro do meu lado, o cara abriu o vidro, não sei quem é até hoje, falou pra mim não olhar e me entregou um pacote. Disse para abrir depois que fosse embora. Quando olhei, era todo o processo da Sevandija, todas as informações, tudo, tudo, e era sigilo… aí eu liguei para a redação e corri para lá”, conta o jornalista.
Chico Ferreira e Flávia Chiarello também são jornalistas de grande reconhecimento na cidade. Os dois são casados e trabalham juntos desde a época em que estavam na EPTV. Ela apresentava o jornal do meio-dia e ele o da noite. Em 2010, os dois assumiram a bancada do telejornal noturno da Record TV.
Na época, muito se falou sobre trocar de emissora e, hoje, os dois já estão há 12 anos na Record TV. “O interior é rico em histórias e precisa de contadores”, comenta Flávia.
OS JORNAIS IMPRESSOS
Outro nome que também faz parte da série “Jornalistas do interior”, é Eliane Silva, que por muitos anos esteve à frente da sucursal da Folha de São Paulo, em Ribeirão Preto. Inclusive fez parte da fundação nos anos 90. “Eu decidi que meu lugar era na Folha de São Paulo, eu tinha que trabalhar lá, tinha que me formar e tinha que me capacitar para trabalhar na Folha. Foram dois anos tentando, depois que me formei” relembra a jornalista, que hoje é repórter do Globo Rural.
Conhecida pelas suas reportagens policiais, Jucimara de Pauda, fechará a série. Ela também passou pela Folha Ribeirão, mas foi no extinto Jornal A Cidade, que fez o seu nome como repórter de histórias que chocaram o Brasil e por ter a sensibilidade e o olhar diferenciado no jornalismo.
“Eu era apaixonada por essa profissão. Nunca nenhum dos meus chefes me pediu para ficar até mais tarde, mas eu sempre ficava. Meu marido falava que eu era uma fominha por notícias”, relembra a jornalista que, também revelou quem eram, de verdade, as suas fontes policiais na época.
Confira a programação de episódios:
05 de dezembro, às 19h – João Carlos Borda
12 de dezembro, às 19h – Eliane Silva
19 de dezembro, às 19h – Jucimara de Pauda
26 de dezembro, às 19h – Chico Ferreira e Flávia Chiarello
Todos os episódios estarão disponíveis no Spotify e no canal do YouTube Juliana Rangel News