Primeira edição do Dia de Doar em Ribeirão Preto termina amanhã
A primeira edição do Dia de Doar em Ribeirão Preto, que teve início no dia 29 de novembro com uma super live no Onovolab powered by Instituto Credicitrus e contou com a participação da diretoria do Instituto Credicitrus, empresários, representantes de entidades de classe, ONGS, comunicadores e influenciadores para promover e fortalecer a solidariedade local, temina amanhã, às 23h59.
O Dia de Doar foi instituído em Ribeirão Preto no ano de 2018 pela então vereadora e atual Secretária de Assistência Social, Glauce Berenice, mas tomou corpo este ano ao ser abraçado pelo Instituto Credicitrus, que conseguiu, com o apoio de diversos parceiros, formar uma grande corrente cooperativa para oficializar, de fato, a primeira edição na cidade.
Durante a super live, Maria Tereza de Souza Lima Uchoa, vice-presidente do Conselho de Administração da Credicitrus e presidente do Instituto Credicitrus, salientou que o Dia de Doar veio para despertar o exercício da solidariedade e, com o site, as pessoas têm uma ferramenta a mais para conhecer as 104 instituições cadastradas, as causas trabalhadas por elas e assim realizarem as suas doações.
Para realizar uma doação e participar desta primeira edição que ajudará a transformar vidas, basta acessar o site diadedoarrp.com.br, escolher uma ou mais instituições cadastradas, anotar a chave pix e fazer a transferência. O doador ou a doadora poderá ainda tornar pública a sua participação compartilhando a hashtag #diadedoarrp nas mídias sociais.
Sobre o Dia de Doar – O Dia de Doar, comemorado no dia 29 de novembro, faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol, além de incentivar a realização das campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade.