Entrevias realiza caminhada ecológica na Mata de Santa Tereza em Ribeirão Preto

Read Time:2 Minute, 39 Second

A área na qual será realizada a atividade, em comemoração ao Dia da Árvore, está em processo de restauração florestal com o apoio da Concessionária

Sertãozinho, 16 de setembro de 2022. Em comemoração ao Dia da Árvore, lembrado em ‪21 de setembro, o Meio Ambiente da Entrevias Concessionária de Rodovias reunirá colaboradores em uma caminhada neste sábado (17), a partir das 9h, na Estação Ecológica de Ribeirão Preto – mais conhecida como Mata de Santa Tereza, um importante fragmento de Mata Atlântica. A área na qual será realizada a atividade externa está passando por um processo de restauração florestal com o apoio da Concessionária, que iniciou a execução do projeto em um trecho da mata, a partir do plantio de 3.190 mudas nativas no final de 2020. É administrada pela Fundação Florestal SP – órgão da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Para incentivar a adesão dos colaboradores na atividade ecológica, a empresa fornecerá o transporte de ida e volta até a estação, localizada às margens da SP-322 (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira), próximo ao quilômetro 317+200.  A caminhada, cujo percurso total será de aproximadamente quatro quilômetros, será guiada por monitores e uma ambulância da Entrevias dará apoio próximo ao local. Ao todo, 41 colaboradores são esperados e confraternizarão com um café da manhã.

“Essa ação é muito importante porque ajuda a reforçar o senso de responsabilidade socioambiental entre nossos colaboradores e está alinhada ao conceito de ESG, uma realidade hoje na empresa. Além disso, é uma maneira da Entrevias demonstrar, na prática, a sua atuação na recuperação e restauração de matas e compensação ambiental”, reforça Osnir Ormon Giacon, gerente de Meio Ambiente.

 

Estação Ecológica de Ribeirão Preto

A Estação Ecológica Ribeirão Preto representa o maior fragmento florestal do município de Ribeirão Preto. Trata-se de uma antiga fazenda de café denominada Santa Tereza, e desapropriada na segunda metade do século XX. Em 1984, foi transformada em Estação Ecológica, conforme Decreto nº 22.691. Possui espécies como jequitibás, perobas-rosa, jatobás, jacarandás, cedros, faveiros, monjoleiros, entre outras.

No final de 2020, a Entrevias iniciou um projeto de restauração florestal, com o manejo e preparação do solo para o plantio de 3.190 mudas nativas, com o objetivo de recompor o ecossistema do local e auxiliar na erradicação de espécies exóticas e invasoras. Além disso, o reflorestamento atende à necessidade de compensação ambiental devido às obras de construção de marginais na SP-322 em Ribeirão Preto e Sertãozinho.

À época, foram plantadas mudas diversas, com cerca de 40 espécies diferente, como Copaíba, Cedro Rosa, Carvalho e Embaúba. Os tipos foram selecionados seguindo o Plano de Manejo da Estação Ecológica de Ribeirão Preto e a legislação vigente para reflorestamento – Resolução SMA nº 32.

Antes de a Entrevias firmar a parceria com a Fundação Florestal e contratar uma empresa especializada para executar o plantio, um estudo qualitativo e quantitativo das condições ambientais do local foi realizado, detalhando o histórico de ocupação e vegetação nativa da área e entorno, cujo bioma inclui matas ciliares e áreas destinadas às monoculturas de Pinus e Eucalipto e campos de agricultura.

A Entrevias faz o monitoramento e manutenção das áreas com o plantio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
error

Visite as nossas redes sociais

Instagram
Tiktok
Verified by MonsterInsights