Cia Suno vem para Ribeirão Preto
Senhoras e senhores, tomem seus lugares! A Cia Suno vem para Ribeirão Preto apresentar projetos dinâmicos e divertidos, e prometem transformar o SESC Ribeirão em um verdadeiro picadeiro de Circo. E o melhor: tudo de graça!!!
Na sexta, às 20h, a companhia apresenta na Convivência o espetáculo Cabaré (Des)Equilibrado, que traz à cena uma grande brincadeira com o equilíbrio e desequilíbrio. O público poderá conhecer as várias possibilidades de equilíbrismo através de números de rola-rola e monociclo. Para aumentar o desafio e a tensão do público, eles realizam suas habilidades equilíbrando objetos em diversas partes do corpo. Pratos, bolas, facas, cadeiras… tudo pode ser equilibrado, ou desEquilibrado.
No sábado, das 15h30 às 17h30, entra em cena o maior espetáculo da Terra dentro do menor circo do planeta. Malgranda Circko é um mini circo equipado com 25 lugares, picadeiro, pano de roda, espias e camarim. Nele são apresentados shows exclusivos, levando ao público números de mágica, contorcionismo, malabarismos, acrobacias e equilibrismos, com duração média de 20 minutos. A ideia é resgatar o romantismo nômade do circo de lona, aproximando o público da pesquisa cigana e viajante. Este projeto não é espetáculo nem intervenção, mas sim um evento!!!
No domingo, a partir das 10h, todos poderão aprender um pouco da arte circense através da oficina Corpos Circenses. A oficina tem como ideia principal mostrar que no universo do circo todos os corpos e todas as idades têm espaço. Corpos Circenses propõe aproximar o mundo das atividades circenses do público interessado através de trabalhos de desinibição corporal, improviso, acrobacias, equilibrismos e jogos de malabarismo.
Sobre a Cia Suno
Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.
Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.
Hoje a Cia Suno tem 26 espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico “A Bailarina e o Palhaço”, que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico “Estripulias no Circo”, que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Em “De Partida”, a Cia Suno busca levar à cena a nostalgia cantada na música típica da alma do artista.
Além de se dedicar à arte circense nestes anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008), Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) e Rosas de Ouro (2019, 2020 e 2022). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.
Onde: SESC Ribeirão – Rua Tibiriça, 50, Centro, Ribeirão Preto
O quê:
02/09 – Cabaré (Des)Equilibrado – 20h
03/09 – Malgranda Cirko – 15h30 às 17h30
04/09 – 10h às 17h – Oficina Corpos Circenses – inscrições através do site www.inscricoes.sescsp.org.br
Quanto: Tudo de graça
Para quem: Toda a família