Figo, goiaba, maçã… As frutas estão com tudo nos pratos criados para o Comida di Buteco 2022 em Ribeirão Preto
Participantes inovam nos sabores e ousam nas combinações. Oito pratos do concurso investiram nas frutas na composição da receita
A edição do Comida di Buteco 2022 deixou os bares livres para criarem suas receitas não exigindo nenhum ingrediente específico para a composição do petisco participante. Os interessados em degustar as iguarias vão encontrar muita variedade de sabores, texturas e estilos nos 30 bares concorrentes.
Para os amantes de pratos salgados com um “toque” agridoce as opções esse ano no concurso em Ribeirão Preto trazem variações em forma de molhos, recheios e acompanhamentos.
Quatro participantes do Comida di Buteco escolheram usar frutas na composição da receita. O Trem Caipira colocou no seu prato a maçã, que em formato de molho acompanha rolinhos de carne seca suína. O Sprint Bar, vice-campeão em 2021 escolheu o figo para compor seu petisco, a fruta junto ao bacon faz parte do recheio de pasteizinhos que acompanham ragu de ossobuco com polenta frita.
O proprietário do Sprint Bar, Marcelo Vallini, falou sobre o prato e disse que a ideia era inovar e por isso pensou em escolher uma fruta não muito usual nos bares. “Escolhemos o figo pela cor e o sabor diferenciado. Chegamos a essa combinação experimentando em conjunto com outros ingredientes, até chegarmos no bacon. Quem provou achou sensacional, então estamos confiantes para o concurso”, conclui Marcelo.
A goiaba foi escolhida por dois bares participantes, o Boteco do Ávila e a Espetaria da Prudente. O primeiro trouxe a costelinha suína regada por um molho de goiaba picante com cominho, já o segundo traz também a costelinha suína com toque cítrico, palitinhos de batata doce, acompanhado de um molho de limão e outro molho de goiabada picante
Vilma Barbosa que comanda o bar Espetaria da Prudente falou sobre a opção pela goiaba para compor o prato. “O intuito era adaptar uma combinação já tradicional. “A escolha da goiabada foi para pensar em algo novo, diferente, para usar com carne de porco, que não fosse o barbecue, então surgiu essa ideia somada com a pimenta para dar um diferencial. Foi uma combinação legal, juntar o molho cítrico já presente na carne com um toque doce da goiaba”, explica Vilma.
O outros participantes que optaram pela presença de alguma fruta para compor o prato foram Bar do Nei (manga e maracujá), Boteco Brazukis (laranja), Garrafão (abacaxi) e Spettus di Butecus (laranja).
Sobre o Comida di Buteco
O público e um corpo de jurados visitam os bares, votam, e elegem o campeão avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco participante leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e o voto dos jurados os outros 50%.
Zero-Cal
Parceira do Comida di Buteco desde 2017, Zero-Cal é a linha de adoçantes líder de mercado no Brasil e a mais lembrada pelos consumidores nessa categoria há 18 anos. Em 2022, a marca patrocina o Concurso em âmbito nacional pela primeira vez. Com isto, Zero-Cal reforça seu compromisso em valorizar o bem-estar e oferecer um portfólio completo desde as substâncias mais tradicionais, até as mais naturais, para diferentes perfis de consumidores em todo o país. Os produtos da linha são especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam equilibrar a alimentação, mas sem abrir mão do sabor. Com foco em gerar a experimentação e engajamento com o público, Zero-Cal estará presente durante o evento com sugestões de drinks e, também, sucos e cafés para quem optar por bebidas não alcoólicas.
Santander e Comida di Buteco
Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, para o Comida di Buteco o banco oferece 10% de desconto para quem for realizar o pagamento do bar com o cartão Santander. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.
Desistência
O Comida di Buteco informa a desistência do participante Bar e Choperia do Salomão. A nova lista de bares conta com 29 participantes e você pode conferir no site da organização: www.comidadibuteco.com.br/ribeirao-preto
Serviço:
Concurso “Comida di Buteco”
Data: 8 de abril à 1º de maio
Preço petiscos: R$ 27