Mulheres Empreendedoras Desafios e Soluções
Pensar os desafios de empreender ajuda o sucesso feminino no mercado de negócios?
Por Heloisa Pedrosa – Estudiosa sobre Produtividade Feminina
Empreender tem sua magia e vicia! Assim penso. Poucas pessoas fogem dessa sensação quando se envolvem com buscar soluções que viram produtos e serviços ou trazer idéias que mudem produtos e serviços.
Empreender é tornar uma ideia, um solução algo real para ser usado ou comprado pelas pessoas.
Mulheres empreendem cada vez mais no Brasil seja como renda principal ou como renda secundária, há muitas questões que criam desafios maiores as mulheres nessa tarefa, que é quando são responsáveis por criar e cuidar de filhos ou família e outras pessoas. Se a rotina doméstica existir, é necessário agir com mais critério e mais foco.
Dos desafios de empreender avalio que o Desafio principal é Vender!
Mas a principal solução é: TORNAR-SE Vendedora
Vender é:
1. Ter o produto ou Serviço
2. Identificar os problemas que ele resolve
3. Oferecer soluções (valor)
4. Identificar o nicho que tem os problemas e precisa das soluções
5. Comunicar…comunicar…comunicar…
6. Atualizar os problemas; as soluções; o nicho
7. Comunicar…comunicar…comunicar…
Mas a parte que ninguém conta é… que vender requer:
•Organização
•Criatividade
•Empatia
•Assertividade
•Simpatia
•Resiliência
•Automotivação
Na prática vender requer:
Personalidade empática
Personalidade egocêntrica
Atitude minimalalista
Você é assim de natureza? Muitos de nós não somos porque nossas personalidades variam em geral em Ar (Criatividade), Terra (Foco), Água (Relacionamento Interpessoal) ou Fogo (Objetividade) e ser uma personalidade que não está alinhada ao perfil do vendedor citadas acima, pede desenvolvimento.
Sim e isso acontece via treinamentos ou assessorias, como as que presto. Subir sua marca ou empresade nível e resultado em vendas, é o que você busca? Isso é algo que desenvolvo com você se assim seu business merecer, evoluir de fase e se referenciar no mercado.
Mas ao pensar em como te dar ideias para vencer o desafio de vender mais, Vender é : Gerar uma solução
Solução para: Uma dor
Dor por causa de: Crenças
Helô, mas como chegar nas crenças das pessoas?
Através da Empatia.
Helô, o que é isso? Empatia ocorre quando alguém está em um buraco e você desce até lá e diz: “Eu sei como é estar aqui e você não está sozinho”.
Ser empático é uma habilidade que você pode desenvolver e vou te dar 5 dicas:
1. Para de Listar as características do seu produto ou serviço porque isso não demonstra como ele pode ajudar seu potencial cliente.
2. Para entender a situação do seu potencial cliente, pergunte! Investigue qual é o problema que ele enfrenta, quais os desafios, entraves e prejuízos.
3. Perguntas abertas são as que exigem que o avatar elabore as ideias. É por meio delas que você o incentiva a revelar as dores e problemas que enfrenta.
4. Faça perguntas em uma ordem lógica e vá cada vez mais fundo – do geral “quais seus objetivos até o fim do ano?” para “como você pretende alcançá-los?” a “como acha que posso ajudar?”, por exemplo.
5. Todo potencial cliente chega com uma visão do próprio negócio e com uma expectativa em relação ao que você oferece. Por conta disso, muitas vezes ele não enxerga todos os ângulos do problema que enfrenta. É seu trabalho oferecer novas perspectivas e provocá-lo para que ele chegue a novas conclusões por conta própria.
Mas para simplicar bastante o desafio de empreender que foquei no desafio de Tornar-se Vendedora seria:
Desenhar o avatar/persona. Se precisar fazer esse primeiro passo, entre em contato para:
1.Preencher o Formulário do Avatar ● 2.Desenvolver sua estratégia semestral de prospecção de clientes: abordagem direta e marketing digital
E ao contratar essa assessoria eu aplicarei um teste para avaliar sua personalidade empreendedora para ajudar você a identificar a quanto você está das habilidades que citei:
•Organização
•Criatividade
•Empatia
•Assertividade
•Simpatia
•Resiliência
•Automotivação
Heloisa Pedrosa – De Ribeirão Preto/ SP – Master Coach e Palestrante – Colunista de Rádio, TV e Jornais.