Balanço Geral – Meu ano, meus sonhos, minhas conquistas!
Como fazer resultados se não avaliamos nossos objetivos?
Por Heloisa Pedrosa – Estudiosa sobre Produtividade Feminina
Isso então pede o exercício do Balanço Geral para ajustar expectativas e gerar motivação e produtividade no dia-a-dia.
Nesse caso, somente pessoas que já carreguem esse formato de organizador, planejador na sua personalidade ou na sua aprendizagem e condicionamento, fazem balanços “naturalmente” e dessa forma, os eventos, palestras, sessões terapêuticas, ou de coaching que tenham essa finalidade são uma ótima oportunidade para fazer sua mente se mostrar e suas frustrações e responsabilidades aparecerem.
Ao pensar que é importante refletir sobre vivências e usar essas reflexões para se conhecer mais e assim se colocar melhor para novos objetivos, veja aqui um conjunto de perguntas que cumprem esse objetivo.
Pegue um caderno, use rascunho, abra seu PC, onde achar melhor e ESCREVA AS RESPOSTAS pois escrever é uma ação “mágica”, já que alivia o cérebro e até curas promove. (Saiba mais: POR QUE ESCREVER FAZ BEM PARA O CORPO E PARA A MENTE)
Vamos ao exercício que também recomendo você convidar pessoas para fazer juntos, se é um casal, se tem filhos, equipe de trabalho ou amigos será um ótimo momento de evolução e autoconhecimento. Garanto!
Bloco 1, lá vai:
1 . Meus sonhos em 2018 para 2019 foram:
- No trabalho…
- Na família…
- No amor…
- Sobre você – pessoal …
Nessas respostas, busque francamente avaliar o que desejou do ano anterior para o próximo. “Helô, não lembro nada” então tenho um comentário sobre esse fato, se acontecer, é que talvez não lembrar o que desejou, tenha feito você fazer tudo que via pela frente e ficar esgotado(a) e por isso stress foi sua palavra-chave do ano ou então você não tenha feito nada, já que não havia um porquê, um propósito para te animar e esse foi o ano da procrastinação….
Bloco 2, lá vai:
2 . Mas o que realmente realizei:
- No trabalho…
- Na família…
- No amor…
- Sobre você – pessoal …
Essa é a primeira reflexão que você deve realmente raciocinar dos 2 blocos de perguntas. “O primeiro não era para eu raciocinar, Helô?”… sim. Agora você vai fazer análises, o bloco 1 pedia que você recordasse e isso certamente te trouxe reflexões, mas se você DESEJOU coisas é nesse bloco que você vai saber se ATINGIU e isso vai agora fazer você se sentir: O MÁXIMO ou O FRACASSO VIVO.
Ufaaa, agora vem o bloco de reflexões que você vai amar e é aqui que vou fazer você talvez já se preparar para a surpresa do bloco 4, porque aqui nessas respostas você vai poder desabafar, falar mal das pessoas, do governo etc mas é para isso mesmo.
Bloco 3, lá vai:
3 . O que me impediu de realizar meus sonhos com base no âmbito externo, fora da minha própria responsabilidade?
- No trabalho…
- Na família…
- No amor…
- Sobre você – pessoal …
E como tinha que ser, o bloco 4 vem pesado. Aqui você pode avaliar sua responsabilidade em relação a comportamentos, atitudes, crenças e emoções.
Bloco 4, lá vai:
4 . O que eu fiz que me impediu de realizar meus sonhos?
- No trabalho…
- Na família…
- No amor…
- Sobre você – pessoal …
Vou agora te reconfortar, porque sei que incomoda não culpar os outros ou a situação e ter que identificar em si a origem das dificuldades de as coisas se realizarem. É um sinal de grande coragem se ver como agente de mudanças que age como agente de boicote. Ser o bem e o mal de si mesmo(a) é a hora que nossa “ficha cai” e começamos a nos observar, depois virá o inferno do se autocriticar e com muito estudo e autoconhecimento virá a fase da aceitação.
E se o nosso FOCO é fazer um Balanço Geral, o próximo bloco é nosso momento de assumir as rédeas e seguir para o próximo ano com fé e muita disposição.
Bloco 5, lá vai:
5 . O que eu aprendi sobre mim que preciso melhorar:
- No trabalho…
- Na família…
- No amor…
- Sobre você – pessoal …
Não há mudanças sem haver… mudanças, certo? Exatamente aqui é que está a primeira grande fase de evolução que permite sermos vencedores na nossa jornada profissional ou pessoal. A primeira grande fase é autoconhecimento. Se não sabe o que gosta e o que não gosta, se não sabe o que sabe ajudar e o que sabe atrapalhar, se não sabe o que são suas habilidades, se não sabe quais habilidades suas são boas aos outros, mas ruim a você ou ruim aos outros, mas boa para você, então…experimente mais um ano de vida e assim quantos forem necessários.
Aprender mais rápido pode acontecer se sua habilidade natural for abertura, flexibilidade, e não crítica (julgamento), mas observação e busca de outros pontos de vista, então ficará mais simples se autoconhecer. A fase seguinte exige isso. Sem se autoconhecer você cai nas armadilhas emocionais que as pessoas armam, que as situações criam e não sabe como sair delas sem se sentir mal ou sem perder algo importante.
“Quando caímos em armadilhas emocionais, Helô?” Aqui cabe um próximo artigo, ou live, ou vídeo. Mas enfim, resumindo armadilhas emocionais é quando sentimos CULPA. Vou falar mais detalhes disso e se quiser saber os temas publicados, siga meu INSTAGRAM ou envie pelo WHATSAPP sua solicitação para receber avisos de publicações minhas, cursos, palestras e sorteios.
Balanço Geral é um exercício que organiza ideias e aumenta nossa produtividade para assim fazermos mais negócios, melhores vendas, treinamentos de equipe, relacionar-se melhor com a família, porque sempre que seu cérebro está limpo de preocupações, stress, frustrações e ansiedade, melhor seu rendimento.
Acompanhe meus conteúdos que são focados nisso: PRODUTIVIDADE que representa FOCO, COMUNICAÇÃO, SUCESSO, FELICIDADE.
Se quiser ouvir o texto no Podcast, clique nesse link: Balanço Geral – Meu ano, meus sonhos, minhas conquistas!
Heloisa Pedrosa – De Ribeirão Preto/ SP – Master Coach e Palestrante – Colunista de Rádio, TV e Jornais.